sábado, 11 de setembro de 2010

O Problema do Brasil

7 comentários:
Começou há algum tempo as eleições 2010. Serão eleitos deputados federais e estaduais, senadores (neste ano, dois), governadores para cada estado e o presidente.

Vemos, então, tudo começar de novo. As mesmas propostas, as mesmas intrigas, os mesmos ataques, a mesma palhaçada... Os grandes mentem descaradamente e os pequenos fazem verdadeiros programas humorísticos nos poucos segundos que recebem na televisão.

O final todo mundo já sabe também. Os grandes são eleitos, o povo se enche mais uma vez de uma inútil esperança e os pequenos candidatos voltam para as suas casas, pensando na próxima palhaçada que farão nas outras eleições. Muda-se apenas o cargo dos candidatos que já estavam no poder, mas o governo continua o mesmo e o país não muda.

E sabe por que não muda nada? Porque o problema do Brasil e seus estados não é saúde, nem violência, nem educação, nem desemprego e muito menos perigo de crises econômicas. O grande e único problema do país é a corrupção. Ela está encravada em todos os meios imagináveis e inimagináveis.

Portanto, não adianta ver candidatos falarem que vão criar “UPAs”, “UPPs”, “Fomes Zeros”, “PACs” e sei lá o que mais. Também não adianta me dizerem que o Brasil cresceu tantos por cento e blá, blá, blá.

Tudo isso é bom? É sim. Tudo isso é importante? É sim. Mas enquanto houver corrupção, os policiais vão continuar compactuando com traficantes, os presídios continuarão tendo celulares para os chefes do tráfico, as escolas continuarão formando alunos analfabetos funcionais, os meninos continuarão afundando nas drogas, os hospitais continuarão sem equipamentos e os deputados (e também vereadores e prefeitos) continuarão a usar o nosso dinheiro para divertimento próprio.

Aí eu pergunto: Os bons projetos do governo, dos quais falei no outro parágrafo, adiantaram de alguma coisa? Adianta alguma coisa crescer economicamente, se todo o dinheiro vai para os bolsos dos políticos, que recebem 20 mil por mês, enquanto há pessoas que recebem um mísero salário mínimo de 490 reais? Adianta ter UPPs, se a gente sabe que os criminosos vão voltar?

Não, amigo. Não adianta. E o Brasil nunca vai mudar com estes bons projetos. O que o nosso país realmente precisa é de pessoas (e digo pessoas porque não adianta jogar esse trabalho nas costas de um ou dois) que fiscalizem, julguem e penalizem todos aqueles que nos fazem de idiota, se metendo em corrupções. Precisamos de pessoas que imponham o respeito, que acabem com impunidade e que organizem todo o sistema governamental. É disso que precisamos.

Então, amigo, não vote em pessoas de bons projetos. Vote em pessoas que acabarão com a corrupção. E se caso, elas entrarem, e não mudarem nada, vá para praça protestar. Imagine que todo o povo se mobilizasse para tal? Assim como se faz quando há jogo da Seleção Brasileira ou do seu time querido. O Brasil inteirinho se mobilizando. Pressionando. Sem violência. Apenas "quebrando" toda a economia e o dia-a-dia das cidades. Será que não haveriam mudanças? Pense nisso. Você é um cidadão, e cabe a você, decidir o que é melhor para o seu país.