quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Coloca sua cabeça para Pensar

5 comentários:
Você já reparou como que a mídia é tendenciosa? Não? É fácil. Comece a assistir a National Geographic, a BBC ou mesmo o programa "Fantástico" da Rede Globo. Você vai notar que tudo o que passar na sua frente será uma tentativa de manipular a sua mente. Ainda não está convencido? Então, faça o seguinte. Continue assistindo até você ver algo que te interessa. Aí, quando você chegar no trabalho (ou escola ou faculdade) e for comentar com seus amigos o assunto que viu, preste atenção no que falar. Provavelmente falará assim: "Sabia que tal, tal e tal? É verdade sim. Vi no fantástico".

Veja que somos condicionados a crer no que a tv nos fala. E assim também é com as revistas, jornais e qualquer coisa que seja famosa. Recebemos sem nenhum problema. É como se tudo o que a mídia nos dissesse fosse bom. "Afinal se é famoso, não pode estar errado". Mas infelizmente não é assim que as coisas funcionam. Aproveitando-se da ignorância da grande maioria das pessoas, que não se esforçam em pesquisar as informações por si mesmas, a mídia utiliza o seu poder de coerção para moldar os pensamentos.

O povo se torna massa de manobra e cada pessoa começa a perder a habilidade de pensar. Veste-se o que a mídia veste, faz-se o que a mídia faz, segue-se o que a mídia segue, acredita-se no que a mídia diz acreditar e o principal: Presta-se mais e mais atenção na mídia. Não sei se você se enquadra nesse tipo de pessoa, levada pelo que a mídia fala. Mas se você se enquadra, preste atenção: Estão te fazendo de burro! Nem toda a informação é verdadeira e cabe a você julgar o que chega às suas mãos.

Pare de apenas aceitar o que dizem para você. Pare de apenas fazer o que mandam você fazer. Quando nos tornamos adultos é nossa obrigação questionar se o que chega a nós é verdadeiro. O próprio Jesus disse em João 5:39, "Examinai as Escrituras". Sabe o contexto? Jesus estava exortando as pessoas a examinarem as Escrituras para se certificarem do que ele mesmo estava dizendo. Isso se aplica a nós, em tudo, para que não corramos o risco de sermos enganados. Para que possamos responder àqueles que nos questionam sobre o que cremos.

Sabe onde quero chegar com tudo isso? Simples. Quero te convidar a pensar. Te convidar a deixar de ser enganado pelo que os outros dizem (em qualquer área da vida). E já que te ofereço essa nova visão, por que não ter uma nova visão sobre Deus? Temos ouvido "provas" de que Deus não existe, "provas" de que Jesus foi só um homem bom, "provas" de que a Bíblia é uma farsa, "provas" de que os ateus são mais inteligentes que os cristãos. Mas será que todas essas "provas" são mesmo verdadeiras. Por que será que a mídia não mostra o outro lado? Não estaríamos sendo manipulados nisso também?

Pois eu apresento aqui o outro lado da moeda. Aquilo que a mídia não mostra. Algumas das obras inteligentes de pessoas de grande capacidade e reconhecimento intelectual, que se empenham em defender o cristianismo de forma racional e honesta. Se você é o tipo de pessoa que tem formado sua opinião apartir da mídia, convido-o a ler estes livros e assistir aos vídeos, para então ter a plena certeza de que você não está sendo enganado.

Livros:

1- A Veracidade da fé Cristã: Uma Apologética Cristã

2- Ciência, intolerância e Fé

3- As perguntas Certas

4- Sete mitos sobre o cristianismo

5- Criação ou evolução: a luta pela verdade sobre o princípio do universo

6- A morte da razão

7- O Deus que intervém

8- Por que sou Cristão

9- Em Defesa da Fé

10- O delírio de Dawkins

11- Existe um Deus

12- Não tenho fé suficiente para ser Ateu

13- Escavando a Verdade

14- A caixa preta de Darwin

15- Cristianismo Puro e Simples

Dvds:

1- Evidências

2- Criacionismo

Sites:



Vídeos:





Autores:

William Lane Craig; Phillip Johnson; Francis Shaffer; John Scott; Lee Strabel; John Macarthur Jr; Norman Geisler; Frank Turek; Alister Macgrath; Joana Macgrath; Rodrigo Silva;Antony Flew; Roy Abraham Varghese; Michael Behe; Dale Larsen; Sandy Larsen; C.S. Lewis; R.C. Sproul; Cornelius Van Till.

"Examinai tudo. Retende o bem". I Tessalonissences 5:21

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

A minha opinião

5 comentários:
Ontem, algo me irritou bastante. Eu voltava da Igreja, por volta das dez da noite, quando resolvi parar em frente a uma venda que há a poucos metros da minha casa. Ali estava um grupo de pessoas, as quais eu conheço, mas não tenho tanta intimidade. Cumprimentei a todos com um boa noite e permaneci em pé, estático, ouvindo o que eles conversavam.

Não foi surpresa perceber que o assunto envolvia justamente o tema Igreja. Talvez por não reparar que eu estava com uma Bíblia embaixo do braço escutei uma das pessoas dizer que não gostava de ir aos cultos e odiava quando a chamavam para ir. Também falou que quando mais jovem, viveu enfurnada na igreja e neste tempo se sentiu bitolada. E acrescentou que se sentia muito mais crente atualmente dentro de casa do que muito crente "bunda mole" (foi a expressão que ela usou) da igreja.

A dona da venda, de dentro da loja, concordou, relembrando os maus testemunhos de muitos crentes e dizendo que o que importa é o coração da pessoa e não se vai a igreja ou em qual igreja vai.

Ainda falaram sobre hipocrisia na igreja e algumas outras coisas até que quando resolvi que daria minha opinião, a conversa tomou outro rumo e eu perdi a oportunidade de me expressar.

Pois bem... Expresso minha opinião agora, no blog, para todo mundo ver e opinar também. Como não citei nomes (coisa que nunca faço), acho que estou no meu direito de divulgar este fato e fazer uma crítica construtiva (como deve ser).

A primeira coisa que me incomodou (e incomoda) profundamente é a mania que as pessoas tem de achar que a igreja deve ser um lugar perfeito assim como os seus membros. Ora, isso vai contra a própria palavra de Deus que diz que o homem não é perfeito. Fora isso a igreja tem a função de hospital. Agora me diga quando que você entrará em um hospital e não encontrará nenhum doente? Nunca. Assim, qualquer igreja, de qualquer religião, sempre terá problemas, como tudo nesse mundo.

A pergunta é: "Devemos nos conformar com isso?" Claro que não! A Bíblia, no livro de Romanos 12:2 diz: "Não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, perfeita e agradável vontade de Deus". Sabe o que isso significa? Vou traduzir: Se está tudo errado, renove sua mente e mude a si mesmo e aos outros.

A nossa querida colega, que viveu enfurnada na igreja quando mais jovem, saiu porque achava que estava tudo errado e passou a pensar que todos os cristãos são iguais. Mas por que quando lá dentro, ela não esqueceu por um momento quem estava errado e não renovou a sua mente? Ou será que ela não sabe que ver uma situação errada e não fazer nada para mudá-la é ser passivo com tal situação? Vocês podem até discordar de mim, mas se hoje o cristianismo está como está a culpa são daqueles que não fazem nada para mudá-lo. Não se trata de tentar mudar uma situação sozinho, mas sim de influenciar os outros com as suas ações para que os outros também influenciem a outros e assim sucessivamente.

A segunda coisa que me incomodou (e incomoda) profundamente foi o fato de que as pessoas ADORAM generalizar. Sabe o que significa isso? É algo como eu olhar para um grupo de dez moradores de favela e dizer: "Todo o morador de favela é traficante", só porque naquele grupo, os dez eram criminosos. Eu olhei a favela toda? E conheço cada um dos integrantes do morro? Não. Isso é generalizar. E parece que todos aqueles que não gostam do cristianismo generalizam. Veja se estou errado, mas se eu digo: "Não vou a igreja porque sou mais crente em casa do que muito crente de lá", não estou generalizando? Pois se eu não vou a igreja porque me acho mais crente em casa é porque não há crente na igreja que seja melhor do que eu. Então, nenhum crente de igreja presta.

Sabe o que é isso? É pegar mil notas de cem dólares e jogar tudo fora porque as trinta primeiras são falsas. As pessoas julgam a igreja somente pelos falsos, pelos hipócritas, pelos maus exemplos, mas deixam de lado os que valem muito. Entram na igreja procurando pessoas perfeitas, em vez de um Deus perfeito. E não achando as tais pessoas perfeitas, não fazem o mínimo esforço para mudar aquilo que podem mudar.

Terceira coisa que me incomodou (e incomoda) foi o fato de as pessoas acharem que todo crente é chato, burro, bitolado, fanático e que quer te arrastar para a igreja a todo o custo. É bem verdade que existe um bando assim. Pessoas pelas quais sinto pena, quando não chateação, pois envergonham o nome de Deus e jogam fora a sabedoria. Mas EU e também muitos outros não são assim.

As coisas que mais prezo são o respeito, a sabedoria, o estudo e a moderação. E também a última coisa que quero é arrastar gente forçada para a igreja. O meu objetivo, quando falo de Deus é fazer a pessoa entender que ela é amada e que existe um livro que quando lido com cuidado, é ótimo para ensiná-la lições valiosíssimas. Aliais, é sobre este livro que vou terminar este gigantesco post, colocando aqui a última coisa que incomodou muito.

Como todos sabem, a Bíblia é o livro sagrado utilizado por Evangélicos, Católicos e Espíritas, além de ter vindo antes do Alcorão (dos Islâmicos) e de outros livros sagrados. Parte dela também é usada pelos Judeus (primeiro povo monoteísta da Terra). Um livro, sem dúvida, importantíssimo para muitos e principalmente para aqueles que se dizem Cristãos. Entretanto me surpreendo ao ver como é tão desconhecida. Não há um que não a tenha, mas raros são aqueles que leem e raríssimos os que a estudam.

Isso, para mim é uma contradição. Se alguém se diz Cristão, creio que tem que ser pra valer. E se o Livro Sagrado do Cristianismo é a Bíblia, não entendo porque as pessoas abrem mão de usá-lo. Tenho a plena certeza de que não haveriam tantos crentes burros, católicos bêbados e pessoas fanáticas se a Bíblia fosse mais lida e estudada individualmente. Também não haveriam tantas pessoas saindo do cristianismo sem terem feito diferença alguma no lugar em que congregaram.

Pense nisso e renove a sua mente.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Somos como bebês

5 comentários:
Eu tenho dois irmãos mais novos. Um é grande, tem treze anos. O outro é bem pequeno, veio de surpresa, sem nem dar sinal que chegaria.

É interessante, depois de crescido, já quase na faculdade, ter que ajudar a cuidar de um bebê. Porque por mais que eu já tenha passado por isso com meu outro irmão, eu era pequeno demais e a maior parte do trabalho ficava com meus pais. Mas agora, tanto eu quanto o irmão do meio temos que auxiliar nossos pais a cuidar deste terceiro filho, tão pequeno e frágil como nós fomos um dia.

Um ano e três meses tem o pequeno e como dá trabalho! Corre pela casa, cai no chão, bate na parede, sobe no sofá, derruba as coisas da mesa, puxa o computador, entorna comida, engole besteira, põe o dedo na fresta da porta, na tomada, no ventilador, mexe no rabo da gata, se machuca, se machuca e se machuca.

Não há como deixá-lo um minuto sozinho. Pode parecer pouco, mas sessenta segundos são suficientes para que ele acabe com a própria vida sem nem ter noção do que fez. Andar atrás dele é a nossa missão e a preocupação que temos para com o seu bem estar é enorme.

Reparando nisso, pensei no amor de Deus. É curioso como que nos parecemos com crianças pequenas por inúmeras vezes na vida. Nós queremos andar sozinhos, correr de Deus e fazer as coisas conforme nossa própria vontade. E Deus, nessas horas tem um enorme trabalho, fazendo de tudo para evitar que nos demos mal.

Assim como corro para não deixar que meu pequeno irmão segure uma tesoura ou enfie o dedo na tomada, pois sei que ele vai se machucar, Deus corre para tirar da nossa mão o caminho que nos causará dor. O seu Espírito Santo vive para nos guiar pelo caminho correto e não poucas vezes reclamamos como crianças e choramos e também esperneamos, não conseguindo entender o porquê de tantas proibições.

Muitas vezes ouvi: "Esse tal de Jesus não me deixa fazer nada!". E tantas vezes vi pessoas extremamente incomodadas por algo que não saiu como esperavam. Eu mesmo, às vezes, me pego desta forma. Porém, agora é invitável pensar em meu irmão, no fato dele não saber o resultado de seus desejos, nas pirraças que ele faz e no trabalho que tenho em protegê-lo.

Hoje ele não entende, mas um dia saberá que tudo o que ele desejava quando pequeno o levaria à dor e à morte. E tudo o que eu fiz por ele foi para que ele vivesse.

De igual modo Jesus morreu para que tivéssemos vida e ainda hoje se esforça todo o tempo para nos manter longe da dor e da morte. Porque Ele nos ama e quer ver um sorrizão em cada rosto. Então, quando tudo der errado em sua vida, quando suas metas não forem alcançadas e quando você se questionar o porquê de tantas barreiras, tire um tempo maior para dizer a Deus:

"Querido Deus, o quer me ensinar? Pode me dizer, pois estou disposto a aprender."

E desabafe com Ele.