quarta-feira, 25 de junho de 2014

25 personalidades que começaram do zero e se tornaram empresários de sucesso

Eis uma lista de 25 personalidades que começaram do nada e se tornaram empresários de sucesso. Ao fim da lista, fiz alguns comentários sobre as lições que podemos extrair da mesma.

1) Ralph Lauren 


Hoje bilionário, Lauren uma infância difícil. Filho de um pintor de paredes, nasceu em 1939 e se criou no bairro barra-pesada do Bronx, em Nova York. No colégio, para ganhar algum dinheiro, vendia gravatas para seus colegas. Chegou a sofrer bullying, em função de seu sobrenome, Lifshit (que soa como um palavrão, em inglês), o que o levou a mudar de nome posteriormente. Serviu ao exército de 1962 a 1964. Após o serviço militar, ele trabalhou como balconista e, depois, novamente como vendedor de gravatas. Foi quando percebeu a vaidade enrustida dos homens de negócios, e de como havia uma clientela desejosa de novidades. Em 1967, lançou sua própria linha de gravatas, que se tornou um sucesso. No ano seguinte, criou sua primeira linha completa de moda masculina, mas a famosa camisa polo só seria criada em 1972. Hoje, sua fortuna é avaliada em 4,6 bilhões de dólares pela Forbes.

2) Edson Bueno


Nasceu na pequena cidade de Guarantã, interior de São Paulo. Com 5 anos de idade perdeu o pai. Por isso, teve que trabalhar desde pequeno, como engraxate para ajudar a família. Sua mãe era dona de casa e seu padrasto era caminhoneiro. Com dificuldades na escola, repetiu a quarta série quatro vezes. Sua vida começou a mudar quando sofreu um acidente e foi atendido pelo único médico da cidade. Se encantou pela profissão e, lutando contra todas as dificuldades se formou em medicina. Seu primeiro emprego foi no Hospital São José, em Duque de Caxias. O hospital era pobre e frequentemente deixava de pagar salário. Resolveu tornar-se sócio do hospital então e formou o embrião da Amil. Hoje, a operadora de planos de saúde é uma das maiores do país. Somente no terceiro trimestre de 2010, sua receita foi de 1,9 bilhão de reais. A cifra é 28 vezes maior que o PIB de Guarantã, sua cidade-natal.

3) Chris Gardner


Gardner nasceu em 1954, no Wisconsin. Não teve uma infância fácil. O pai já havia se separado de sua mãe antes de ele nascer, e seu padrasto, homem violento, freqüentemente agredia sua mãe, ele e seus irmãos. Na juventude, quis ser médico e chegou a trabalhar como assistente de pesquisa na Universidade da Carolina. Mas, percebendo que não conseguiria cursar medicina, foi trabalhar como vendedor de equipamentos médicos. Com um filho pequeno, buscou um novo emprego para aumentar a renda e, encontrou um corretor de valores bem vestido saindo de uma Ferrari vermelha. Empolgado com a profissão, inscreveu-se no programa de trainees, viu a mulher abandoná-lo, perdeu sua casa e passou a morar em abrigos para sem-tetos. Contratado, iniciou uma trajetória que desembocaria na sua própria corretora, a Gardner Rich, em Chicago. A história de Gardner inspirou o filme À Procura da Felicidade, lançado em 2006 e estrelado por Will Smith.

4) Sérgio Amoroso


Sérgio Amoroso começou em seu primeiro emprego aos 11 anos de idade, trabalhando como assistente de almoxarifado em uma fábrica de calçados na cidade de Birigui (SP). Seus pais haviam se mudado para a cidade, após sua pequena propriedade rural ter falido. Sete anos mais tarde, Amoroso se mudou para a São Paulo em busca de novas oportunidades. Dividindo o apartamento com alguns conhecidos, conseguiu sobreviver por oito meses, até que o dinheiro acabou. Passou fome vários dias até encontrar um emprego numa fábrica de embalagens de papelão. O futuro empresário cresceu na profissão até que a companhia pediu concordata, abatida pela crise econômica que sacudia o Brasil no início dos anos 80. Em 1981, Amoroso e alguns sócios alugaram um galpão na Zona Leste de São Paulo e montaram sua própria fábrica. Era o início do Grupo Orsa, hoje um dos maiores produtores de papel e celulose do país. O grupo faturou 378 milhões de dólares em 2009, segundo a edição especial MELHORES E MAIORES de EXAME.

5) Larry Ellison


Antes de passar a ter uma fortuna de 28 bilhões de dólares, Larry Ellison também teve seus dias de contar centavos. Ele nasceu em Nova York, de uma mãe solteira que não quis criá-lo e o deu para um casal de tios que morava em Chicago. Em meio às dificuldades, conseguiu cursar dois anos da Universidade de Illinois e apenas um semestre da Universidade de Chicago. Quando sua mãe adotiva morreu, Ellison se mudou para a Califórnia, onde teve uma série de empregos simples durante quase dez anos. Em 1977, fundou uma companhia de desenvolvimento de softwares – sim, nascia a Oracle, hoje uma das maiores empresas de tecnologia do mundo.

6) Thai Quang Nghia


Foi um petroleiro da Petrobras que deu um novo rumo à vida do vietnamita Thai Quang Nghia. Em 1979, com 21 anos, ele foi encontrado à deriva no Oceano Pacífico junto com mais nove pessoas que fugiam da ditadura de seu país-natal. Resgatado pelo navio, chegou ao Rio de Janeiro sem falar português e foi morar nas favelas da cidade para, depois, se mudar para albergues paulistanos. Durante todo esse tempo, sua única renda eram os 50 dólares mensais que recebia da ONU como auxílio a refugiados. Thai aprendeu nosso idioma lendo dicionários de francês-português em bibliotecas públicas. Em 1986, animado com o lucro que obteve ao vender um lote de bolsas que havia recebido como pagamento de uma dívida, contratou costureiras e começou a fabricar suas próprias bolsas. Era o começo do Grupo Domini. A grande virada veio em 2003, quando voltou de uma viagem ao Vietnã com uma lembrancinha – uma miniatura de sandália dos tempos da guerra. O calçado era feito com sola de borracha de pneus usados. Sim, é o mesmo princípio da sandália Góoc, hoje o principal produto do Grupo.

7) Howard Schultz


Schultz cresceu em um conjunto habitacional do Brooklyn, enquanto seu pai trabalhava como operário em sucessivos empregos. O empresário só conseguiu cursar a faculdade porque conseguiu uma bolsa para o time de futebol. Seu primeiro emprego foi na Xerox, em 1979, mas as copiadoras não eram o futuro de Schultz. A virada começou quando ele foi contratado pela fabricante suíça de máquinas de café Hammarplast. Foi ali que ele conheceu uma pequena rede de cafeterias de Seattle – a Starbucks. Em 1987, Schultz comprou a empresa por 3,8 milhões de dólares. Nos anos seguintes, transformou a Starbucks na maior rede de cafés do mundo, com 17.000 lojas em 49 países e um faturamento de 10 bilhões de dólares. Presidente do conselho de administração e da diretoria executiva, Schultz embolsou 130 milhões de dólares apenas em salários e bônus nos últimos cinco anos.

8) Marco Franzato


Até os 16 anos, Marco Franzato havia cursado apenas o ensino fundamental. Sua principal ocupação era ser boia-fria, colhendo café no interior do Paraná ao lado do pai. Quando uma forte geada destruiu as lavouras da região, a família se mudou para Cianorte em busca de emprego. Conseguiu com o padrinho uma vaga como ajudante em um escritório de contabilidade. Depois de voltar aos estudos e já casado, Franzato decidiu abrir uma confecção com ajuda da mulher e de alguns amigos, apostando no seu tino como administrador, no bom gosto da esposa e nas habilidades da cunhada, que era modelista. O primeiro salão que alugaram tinha 80 metros quadrados. Hoje, o Grupo Morena Rosa possui quatro marcas. Somente a sede conta com 5.000 metros quadrados. Em 2009, a empresa faturou 200 milhões de reais.

9) Alberto Saraiva


Nascido em Veloza, uma aldeia simples de Portugal, os pais de Saraiva foram para o Brasil em busca de melhores condições. Morando em uma casa muito humilde, seu pai comprou uma padaria velha e muito ruim. No entanto, com menos de um mes, dois assaltantes mataram seu pai e ele se viu obrigado a assumir o negócio. Teve que mergulhar de cabeça e transformou um lugar quase falido na melhor padaria da região. Nessa época, conseguiu tirar a família do sufoco financeiro em que viviam e aprendeu a estratégia que se tornou fundamental no seu negócio atual – vender a preços “extremamente baratos”. Hoje, no comando de uma empresa com faturamento de 900 milhões de reais, ele é um exemplo da amplitude da mobilidade social no Brasil – termo capaz de resumir o fato de que, apesar do enorme fosso entre ricos e pobres, o país é um dos que oferecem melhores condições de ascensão econômica, mesmo em comparação com nações desenvolvidas.

10) Rolim Amaro


Para conseguir o brevê de piloto, seu sonho, Rolim Amaro abandonou o curso de contabilidade e se mudou para Catanduva (SP). Para bancar as horas de voo necessárias à habilitação, foi mecânico de automóveis, limpou aviões no aeroclube local e trabalhou como taxista. Conquistou seu brevê com 18 anos e tornou-se piloto de táxi aéreo. No final de 1963, foi contratado pela Transportes Aéreos Marília, uma empresa de táxi aéreo fundada por alguns pilotos e que operava aviões Cessna – os populares teco-tecos. Anos depois, Amaro comprou a empresa e a transformou no embrião da TAM, hoje a maior companhia aérea do país.

11) Soichiro Honda


Soichiro Honda iniciou sua trajetória profissional aos 16 anos, como aprendiz, numa oficina em Tóquio, Japão. Poucos anos mais tarde, voltou para Hamamatsu, sua cidade natal, e abriu a sua própria oficina. Aos 30 ele pensou em parar de consertar peças para fabricá-las.Investiu tudo o que tinha nesse projeto e começou a fabricar anéis para pistões. Queria vender seu trabalho à Toyota Corporation e trabalhou dia e noite para isso. Chegou a empenhar as jóias da esposa para permanecer no negócio. Quando finalmente terminou os anéis de pistão e os apresentou à Toyota, disseram-lhe que não atendiam aos padrões de qualidade da firma. Voltou, então, à escola por mais dois anos, até conseguir desenvolver anéis de qualidade, sendo vítima da chacota de seus colegas e de alguns professores durante esse tempo. Quando concluiu seu curso e voltou à Toyota, seu projeto foi aceito. Entretanto, seis meses depois, com o advento da segunda guerra mundial, sua fábrica foi bombardeada por duas vezes. Ele reconstruiu sua fábrica em ambas as vezes, porém um terremoto novamente a arrasou. Vindo o fim da guerra, Honda passou a trabalhar com motores recondicionados do excedente do exército. Com o Japão caótico após da guerra, um dos piores problemas era o transporte; os trens andavam lotados e havia um forte racionamento de combustível. Honda, então, improvisou um motor em uma bicicleta e criou a motocicleta. Passou a trabalhar nisso e seu primeiro lote de motocicletas, com 500 unidades, foi vendido rapidamente. Em setembro de 1948, então, foi criada a Honda Motor Company. Hoje ela é uma das maiores fabricantes de motos do mundo.

12) Samuel Klein


Nascido na polônia, em 1923, o judeu Samuel Klein sofreu com sua família em campos de concentração nazistas até o fim da guerra. Tendo sobrevivido, morou na Alemanha, de 1946 até 1951. Em 1952 foi para o Brasil e estabeleceu-se em São Caetano do Sul, na Grande São Paulo com a família. Foi quando começou a trabalhar como comerciante. Tornou-se mascate, vendendo roupas de cama, mesa e banho de porta em porta, usando uma charrete. Em cinco anos de dedicado trabalho, conseguiu capital para comprar uma pequena loja, que chamou de Casa Bahia, em homenagem a seus fregueses, em sua maioria retirantes baianos vindo tentar a sorte na região. Hoje são mais de 560 lojas e o maior depósito de distribuição da América Latina. As Casas Bahia tornaram-se uma das maiores redes de varejo do País.

13) Silvio Santos


Filho de imigrantes judeus, Silvio Santos nasceu na travessa Bentevi, no bairro boêmio da Lapa, região central do Rio de Janeiro, além de seus pais, Silvio possuía cinco irmãos. Aos catorze anos já era camelô, trabalhando no centro do Rio de Janeiro, geralmente entre a avenida Rio Branco e a rua Sete de Setembro.Um fiscal de posturas da prefeitura carioca, percebendo o potencial de voz de Silvio, o convidou a fazer um teste na Rádio Guanabara (atual Rádio Bandeirantes do Rio de Janeiro). Silvio conquistou o primeiro lugar no teste da rádio, ganhando de nomes como Chico Anysio e José Vasconcelos, mas se manteve apenas 1 mês como radialista pois como ambulante ganhava mais.

Após servir ao exército, como paraquedista, Silvio decidiu ser locutor de uma rádio em Niterói. Percebendo que as viagens das barcas entre o Rio de Janeiro e Niterói eram marcadas pela monotonia, decidiu montar um serviço de alto-falantes nas embarcações. Nos intervalos das músicas, Silvio fazia anúncios de produtos. Nas barcas para a Ilha de Paquetá, os passageiros faziam filas nos bebedouros após dançarem as músicas tocadas por Silvio. Este então teve outra ideia: fez um acordo com a cervejaria Antártica para vender cerveja e refrigerantes. Na compra, o consumidor ganhava uma cartela de bingo e concorria a prêmios como jarras e quadros.

Após um acidente com a barca em que atuava, Silvio ficou sem poder exercer sua função, pois a barca ficou em conserto. Então, o diretor da Antártica o convidou a passar um tempo em São Paulo. Em São Paulo, Silvio começou a trabalhar em bares, apresentando espetáculos e sorteios em caravanas de artistas.

Logo passou à televisão, adaptando o formato dos shows, espetáculos e sorteios que fazia no circo. Seu primeiro programa, Vamos Brincar de Forca, estreou em 1962 e era transmitido pela TV Paulista, à noite. Um grande sucesso. Em 1964, passou a comandar seu programa aos domingos, das 12 às 14 horas. No decorrer dos anos, o formato seria expandido e aprimorado no Programa Silvio Santos. Paralelamente, Silvio partiu para novos empreendimentos: adquiriu de seu amigo Manuel da Nóbrega e de um alemão o Baú da Felicidade, empresa que vendia baús de presentes de Natal para crianças mediante pagamento em prestações. Depois de reformas no plano de negócios, a empresa ficou conhecida pela venda de carnês e sorteios. Quando a TV Paulista foi incorporada à Rede Globo, Silvio seguiu pagando aluguel pelo seu horário dominical, revendendo o tempo dos anúncios a outras empresas. Silvio também chegou a trabalhar na TV Tupi e na Record.

Em 1981, Silvio Santos obteve a licença para operar o canal 4 de São Paulo, que se tornou a TVS da capital paulista. A partir das emissoras do Rio e de São Paulo, surgiu o embrião do SBT. A rede se expandiu rapidamente através de afiliações, mas o Programa Silvio Santos continuava sendo transmitido simultaneamente pela Record, especialmente para alcançar o interior de São Paulo. A marca SBT passou a ser usada em toda a rede no final da década de 1980.

14) Milton Afonso


Nascido em 1921, em uma família pobre, Milton era filho de uma mãe costureira e um pai aventureiro que tinha problemas com o jogo e a bebida. Após a morte do pai, sua mãe o colocou em um colégio adventista que, com muito custo conseguiu pagar. Esforçado, Milton se tornou um estudante prodígio e terminado o colegial, entrou para a faculdade direito. Em 1951, Milton Afonso se formou. Naquele mesmo ano, criou a Casa Editora de Legislação e sua revista Legislação Federal tornou-se a maior revista sobre impostos de renda no Brasil, alcançando a marca de 50 mil assinantes. O plano de ser um advogado famoso mudou para o desejo de ser rico e poder ajudar os pobres.

Em abril de 1971, motivado pelos amigos João Alberto Persson e José Carlos Elias, Milton Afonso criou a Golden Cross, instituição filantrópica com todo lucro direcionado a projetos educacionais, de assistência social e evangelização. Em abril de 1972, dez meses após sua fundação, a Golden Cross atingiu a marca de mil associados. Três anos depois já havia vendido cinco mil planos de saúde. Não demorou muito para que 70 mil contratos fossem vendidos em um só mês. Em 1984, a Golden Cross tornara-se a maior companhia de saúde na América do Sul e a quarta maior no mundo. Hoje, a Golden Cross emprega 70.000 pessoas — dentre estas 18.000 médicos e 5.000 representantes do seguro de saúde — e provê assistência a mais de dois milhões de associados.

No final de 1985, o senador Marco Maciel, então Ministro da Educação, pediu que Milton Afonso fosse a Brasília. Sabendo da ligação de Milton Afonso com o Presidente Tancredo Neves e da escola agrícola que havia fundado em São João Del Rei a seu pedido, o ministro perguntou: “Poderia a Golden Cross assumir a administração da Organização Santamarense de Educação e Cultura? O Governo daria total apoio, menos na área financeira”. Milton aceitou. Entre 1985 e 1994, o Dr. Milton colocou pelo menos 25 milhões de dólares nesse empreendimento, além de ter bancado os estudos de cerca de 60 mil alunos.

Em 1994, a OSEC passou a ser uma universidade plenamente habilitada, conhecida como UNISA (Universidade de Santo Amaro), tornou-se a maior universidade particular na grande área metropolitana de São Paulo, chegando a ter mais de 15 mil alunos, quatro belos campi, e oferecendo 36 cursos superiores. Escolas de medicina, enfermagem, odontologia, veterinária, farmácia, direito, ciência da computação e dois importantes hospitais universitários, são alguns dos investimentos de sucesso da UNISA.

Milton Afonso também se tornou dono de diversas estações de rádio pelo Brasil e pelo mundo, e uma rede de televisão em canal fechado, que hoje é financiado em 50% pela Igreja Adventista do Sétimo Dia, do qual ele faz parte.

15) Raul Randon


De família humilde, Raul Randon, já cultivava a terra com os avósaos 11 anos. Aos 14, fabricava machados, enxadas e outras ferramentas com o pai e estudava à noite. Avesso à escola, desistiu dos estudos sem completar o ensino primário. Aos 18, foi para o quartel. Quando voltou, o irmão mais velho, Hercílio, que fazia um estágio em uma empresa, a 4 quilômetros de casa, sem remuneração, havia aprendido a montar motores à explosão e, na oficina do pai, fazia serviço de reforma de motores. Projeto a que Raul se incorporou. Um ano depois, com um amigo do irmão, formaram uma sociedade para fazer máquinas impressoras. Foram apenas 12 máquinas fabricadas, porque, um incêndio destruiu a oficina e eles ficaram sem nada.

A fé católica evitou que desanimassem. Ao contrário, voltaram à reforma de motores na oficina de manutenção de uma fábrica de tecidos, enquanto construíam o pavilhão para instalar a própria oficina. Em 1953, um amigo lhes apresentou o italiano Antonio Primo Fontebasso, que deu a ideia de fabricar freios a ar para reboques. Como não é de perder oportunidades, abriu a Mecânica Randon Ltda, sociedade que durou dois anos, porque Fontebasso adoeceu e se retirou. Os irmãos passaram a fabricar o 3º eixo para caminhões e semi-reboques de um e dois eixos, uma revolução na época e o primeiro passo certeiro para o sucesso que viria a seguir.

Lá, no início, quando produzia 700 unidades/mês de sistema de reboque e foi à Itália conhecer outras indústrias do setor, voltou com a ideia de aumentar esse número para 1mil/mês. Quatro anos depois, inaugurou a primeira fábrica de caminhões com três eixos brasileira. O mesmo aconteceu quando, também na Itália, visitou uma fábrica de queijos Grana Padano, conduzido por amigo italiano admirador de sua produção de maçãs. Logo, chegavam ao Brasil dois aviões Boeing cheios de vacas holandesas e eram investidos 3 milhões de dólares, que resultaram na produção do Gran Fromaggio.

Ele reconhece que o sucesso da produção de maçãs, vinhos e queijos está ancorado na saúde financeira do braço de máquinas e implementos. Foi de lá que veio o dinheiro para dar início aos agronegócios. Hoje, orgulhoso, percorre as instalações da fábrica de queijos, onde estão armazenadas 23.500 formas de 40kg cada do único queijo do gênero no Brasil. Expandiu a atuação no mercado vinícola e se tornou, junto com a Miolo e a Lavora, um dos sócios da vinícola Almadén, em Santana do Livramento. E, claro, tem muitos planos de expansão.

16) Guilherme Leal


Apesar de ser filho de funcionário público, Guilherme Leal, com três irmãos, viu que precisaria trabalhar cedo para sobreviver. Assim, começou a trabalhar com 17 anos e resolveu fazer Administração de Empresas na USP, à noite. Chegou a trabalhar numa das superintendências da Fepasa, empresa estatal de transporte ferroviário do Estado de São Paulo. Foi nessa época que conheceu Pedro Passos, que depois viria a se tornar um de seus sócios na empresa de cosméticos Natura. Lá se desiludiu com a corrupção e a ineficiência de algumas instâncias da estatal. Quando foi demitido não quis voltar a uma empresa pública. Então, no fim dos anos 70 resolveu ajudar a construir uma pequena empresa privada. Ela viria a se tornar a Natura. A visão de negócios de Leal, assim como a de seus sócios, Pedro Passos e Luiz Seabra, entende que o papel de uma empresa não se resume à geração de empregos e de impostos e defende que toda organização pode e deve contribuir para a transformação socioambiental. Essa postura imprimiu uma forte identidade à Natura que passou a ser reconhecida como referência em responsabilidade social corporativa e em inovação baseada na sustentabilidade. Leal é hoje um dos homens mais ricos do planeta.

17) Antônio Luiz Seabra


É um dos fundadores da Natura Cosméticos.Tudo começou numa loja pequena na rua Oscar Freire em São Paulo onde ele mesmo formulava e vendia seus cosméticos. Em parceria com Guilherme Leal e Pedro Passos, fez da Natura uma empresa multinacional, atualmente em sociedade anônina no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru, Venezuela, e França, com planos de extensão para os Estados Unidos da América.

18) Luiza Helena Trajano


Luiza começou a trabalhar com 12 anos como balconista na Magazine Luiza, loja criada pelos seus tios, Luiza e Pelegrino Donato. Passou por diversos cargos até assumir a direção da empresa. Sempre mostrou ser muito competente. Em 1992, antes mesmo da internet chegar ao grande público, ela desenvolveu o conceito de “lojas virtuais”, iniciativa que permitiu a chegada da rede a locais onde ela ainda não tinha presença física – inclusive a São Paulo, o maior centro consumidor do País. Luiza, como gosta de ser chamada, aposta na ampliação do relacionamento pessoal. Sua maior conquista dentro da empresa foi saber oferecer crédito fácil e rápido, com taxas de juros pequenas e prestações suaves, aos clientes, principalmente os de baixa renda. Hoje Luiza é considerada como exemplo de sucesso pelos estudantes de administração, que vêm realizando cada vez mais trabalhos acadêmicos sobre a sua atuação empresarial.

A Magazine Luiza é citada como exemplo em gestão humana. Segundo a empresária: “Quando assumi a direção do Magazine Luiza, procurei alguns bons exemplos em outras empresas. Notei que existiam aquelas que eram muito lucrativas e onde todos pareciam infelizes, e as pouco lucrativas, onde todos pareciam sentir-se bem. Perguntei-me, então: não seria possível juntar o melhor dos dois mundos?“. Ela acredita no potencial de cada ser humano e tem a tecnologia como aliada para aproximar pessoas e simplificar processos. Em suas palestras, ela conta que cada um dos seus funcionários é visto pela empresa como um empreendedor. Isso é uma das receitas para o sucesso da Magazine Luiza, que tem sede em São Paulo e filiais em quase todo o Brasil. Luiza Trajano chegou a ser uma das ganhadoras do Prêmio “As mulheres mais influentes do Brasil” da Gazeta Mercantil e Revista Forbes Brasil. Sua gestão também foi objeto de estudo pela Harvard Business School (EUA) como case de sucesso empresarial e a Magazine Luiza por diversos anos foi eleita a melhor empresa para se trabalhar pelo Great Place do Work/ Revista Exame.

19) João Carlos Paes Mendonça


Nascido na Serra do Machado, em Ribeirópolis, interior de Sergipe, começou ajudando seu pai, dono de uma pequena mercearia, em 1935. O negócio cresceu a tal ponto que João Carlos resolveu trazer as atividades da família para Pernambuco. Foi quando, aos 26 anos, o então dono de mercearia, João Carlos, inaugurou em 1966 a primeira loja da rede de supermercados Bompreço, no bairro de Casa Amarela. A inauguração representou uma inovação no setor. A partir da década de 70, a rede começou a se expandir com novas lojas em Boa Viagem, João Pessoa (PB) e Maceió (AL). Em 81, o Bompreço chegou aos estados do Pará, Espírito Santo e São Paulo.

Em 1982 foi lançado o Hipercard, cartão de crédito que nasceu com a finalidade de diminuir o volume de cheques e fidelizar os clientes. A financeira ultrapassou os caixas do Bompreço e hoje é administrada por um banco privado.

Outro artifício para fidelizar o cliente foi o Bomclube, criado em 1995. Cartão no qual os consumidores ganham bônus, à medida que compram, para trocar por mercadorias. Até que em 1996 o grupo famoso pelo “orgulho de ser nordestino” (slogan usado até hoje pelas empresas de Paes Mendonça) abriu parte de seu capital para o grupo holandês Royal Ahold. Em 2000, a venda do Bompreço para o grupo europeu foi consumada. Uma operação que movimentou 115 milhões de dólares. Depois disso, passou a se dedicar ao ramo da Comunicação e ao setor imobiliário, mas os shoppings são o carro-chefe do grupo. Somente no Nordeste, JCPM mantém 10 centros de compras, sendo cinco em Pernambuco, dois na Bahia, dois em Sergipe e um no Ceará.

Quando perguntado sobre o segredo para se alcançar tal trajetória, ele respondeu: “Você tem que focar, ter perseverança, trabalhar muito, economizar e ter paixão pelo que faz”.

20) Antônio Carlos Ferreira


O empresário Antônio Carlos Ferreira, hoje com 48 anos, cresceu na pobreza. Quando criança, vivia em uma favela com sua família, na cidade paulista de São Caetano do Sul. Por muitas vezes não teve sequer o café da manhã. Começou trabalhando como engraxate e depois percebeu que podia ganhar mais catando sucata na rua e revendendo para o ferro-velho. Conseguia o equivalente a trinta reais por semana. Durante a manhã, estudava em um colégio público e à tarde catava sucata. Hoje, passadas mais de três décadas, Ferreira é dono da Neolider, fornecedora de tubos de aço, que faturou R$ 200 milhões no ano passado e tem clientes do porte da Petrobras, Nestlé e Coca-Cola.

21) José Alencar


Nascido no município de Muriaé, em Minas Gerais, José Alencar precisou percorrer um longo caminho até montar seu império têxtil e chegar à vice-presidência da República. De família pobre e com 14 irmãos, não tinha energia elétrica, nem água encanada, o que o obrigava a buscar água no poço todos os dias. Sem acesso à escola, Alencar foi alfabetizado pelos próprios pais. Aos 7 anos de idade, Alencar começou a trabalhar, ajudando o pai na venda, e aos 14 deixou a casa da família para trabalhar como balconista numa loja de tecidos. O trabalho obstinado transformou o menino pobre de Muriaé em proprietário de uma lojinha em Caratinga com apenas 18 anos. Ele ainda seria viajante comercial, atacadista de cereais e dono de uma fábrica de macarrão. Criada em 1967 por Alencar, a Coteminas se tornou uma das maiores têxteis do mundo.

22) Antonio Setin


Começou a trabalhar aos 13 anos como uma espécie de faz-tudo em uma marcenaria. Varria, cortava madeira e ajudava na fabricação. Nesse trabalho, onde permaneceu durante 11 anos, ele descobriu seu gosto por desenho e aprendeu a negociar, pois era quem atendia diretamente a clientela. Aos 25 anos, então, formado em arquitetura, abriu seu primeiro escritório, no bairro da Casa Verde, na capital paulista, e mirou em um público a que poucas pessoas davam atenção: a classe C. Ao lado dos irmãos, com o lucro da marcenaria, começou a comprar terrenos e construir casas populares para depois vendê-las. De casas populares, a construtora passou a construir imóveis para a classe média e depois hotéis.Ele afirma que as dificuldades o tornaram mais paciente e persistente. Também diz que nunca pensou em ganhar dinheiro, mas apenas em fazer o que gostava. Hoje ele é dono da Setin, uma incorporadora que fatura R$ 400 milhões.

23) Salim Mattar


Começou como office boy e com 17 anos colocou na cabeça que um dia abriria um negócio. Conforme o tempo passou, Salim chegou à gerência de uma mineradora. Ali, abriu a Localiza, locadora de carros, com um sócio. No início trabalhavam todos os dias, 24 horas por dia. Revezavam, passando noites no escritório. Hoje a Localiza é uma das maiores locadoras de carros do país.

24) Élio Dávila


Décimo quarto filho de um casal que teve 15 filhos, Élio foi adotado por uma irmã que casou cedo, logo que sua mãe morreu. Como a situação era difícil, ele começou a trabalhar aos oito anos, vendendo pastéis. Seu pai adotivo bebia e o maltratava sempre. Por isso, um dia fugiu e passou a viver na rua. Ficou três meses nessa situação, até que seu pai um dia o achou e levou para casa. Quatro meses depois ele fugiu de novo. Arrumou um emprego como lavador e guardador de carros em frente ao Copacabana Palace. Fazendo amizade com os porteiros, aprendeu conheceu vários guias turísticos. Um deles o levou para conhecer a sra. Stella Barros, com quem aprendeu boas maneiras. Ele trabalhou em sua empresa alguns anos. Hoje é dono da empresa FlyTour, de turismo.

25) Afonso Celso de Barros Santos


Com uma infância pobre, Afonso viu sua família ser despejada diversas vezes de casas por não conseguir pagar o aluguel. Chegou a ser Office boy do Bradesco para ajudar nas despesas de casa. Com muito custo, montou uma pequena locadora de carros. No início era um negócio com 21 carros e quatro funcionários. Hoje, são 18 mil carros e duas locadoras: Avis e Budget.

Alguns comentários sobre essa lista

Há algumas lições que podemos tirar dessa lista de empresários que começaram do zero:

Primeira Lição: Ela detona o vitimismo que a esquerda criou para nos fazer acreditar que quem nasce pobre e oprimido, passará a vida inteira pobre e oprimido. A esquerda quer que acreditemos nisso porque é baseado nisso que ela tenta vender a ideia de que precisamos do Estado para mudar esse quadro. O vitimismo tem como objetivo criar dependência do governo, aumentando suas funções e, obviamente, o seu poder. Ele se torna o responsável por redimir os pobres de seu destino cruel, destino este que eles não poderiam mudar sozinhos, segundo a esquerda.

Alguém poderia dizer aqui que é um número ínfimo de pessoas que consegue a proeza de começar do nada e se tornar um rico empresário e que, por isso, não devemos achar que os outros podem mudar seus destinos sozinhos. Mas há uma falha nesse argumento. Ele presumi que todos tem o perfil necessário para se tornar empresários e só não conseguem porque é muito difícil. Acontece que nem todo mundo tem vontade, aptidão ou coragem para se tornar empresário. Da mesma forma, nem todo mundo tem vontade, aptidão ou coragem para ser médico, jornalista, marceneiro ou professor. Isso vale para todas as profissões. Não podemos simplesmente pegar todas as pessoas do mundo e calcular quantas delas se tornam médicas ou carpinteiras, por exemplo. Se o fizermos, chegaremos à conclusão de que um número ínfimo de pessoasse tornou um desses profissionais e que, por isso, todas as pessoas precisam ser ajudadas pelo governo para se se tornarem médicas, carpinteiras e etc.

O leitor percebe a falha do argumento? O que deve ser levado em consideração aqui é sempre o perfil da pessoa. Ou seja, quantas pessoas com perfil de médico (isto é, que querem, tem coragem e tem aptidão para serem médicas) se tornam médicas? E o mesmo para todas as demais profissões, inclusive a de empresário. Quando limitamos o cálculo a quem, de fato, tem o perfil da profissão, percebemos que o número de pessoas que começa do zero e consegue algo não é tão pequeno assim. E eu não estou falando apenas de ficar milionário, mas simplesmente de ter um negócio bem sucedido.

Há ainda outro ponto que precisa ser ressaltado. Em um mundo em que a mentalidade dos governos é cada vez mais intervencionista, muitas pessoas não conseguem deslanchar em seus negócios por culpa do governo. Altíssimos impostos, burocracia, inflação são alguns exemplos que muitos pequenos empresários enfrentam ao abrirem seus negócios, o que acaba por fazê-los falir. Neste caso, portanto, o que a esquerda diz ser o remédio é justamente o que impede uma pessoa com perfil de empresário mudar de vida.

É óbvio que não estou dizendo que qualquer pessoa com perfil de empresário conseguirá se dar bem na vida ou que existem muitas pessoas com esse perfil. O que estou dizendo é simplesmente que é perfeitamente possível sair do zero e conseguir ser bem sucedido. E eu acredito que isso não é “extremamente improvável”, como querem nos fazer crer os esquerdistas.

Segunda Lição: Os integrantes desta lista fizeram muito mais para melhorar o mundo do que o governo, com suas empresas públicas e seus assistencialismos. Em primeiro lugar, porque quando o governo tem uma empresa e essa empresa consegue bons resultados (o que é muito raro, diga-se de passagem), o investimento gasto para alcançar esses bons resultados é feito com dinheiro público, isto é, o nosso dinheiro. E quando se trata de governo, sabemos que a quantia gasta é sempre astronômica, porque o dinheiro é público, pode ser esbanjado à vontade pelo governo, pois sempre haverá mais. Em contrapartida, os empresários de nossa lista não usaram nosso dinheiro e tampouco tiveram a sua disposição quantias ilimitadas. Todo o dinheiro de investimento que tiveram para chegar até onde chegaram foi dinheiro privado e limitado (como é da natureza do dinheiro privado).

Em segundo lugar, porque assistencialismo não resolve problemas. O que resolve problemas é emprego. E para que exista emprego é necessário que haja empresas. E quanto maiores forem essas empresas, mais empregos teremos. Então, as 25 personalidades de nossa lista não apenas mudaram seu próprio destino, tornando-se ricas, mas geraram milhares de empregos.

A verdade é que os empresários dessa lista foram muito mais nobres e honestos do que qualquer marxista sincero ou manifestante revolucionário que tenha passado a vida inteira lutando contra a burguesia. Afinal, nossos “queridos” anti-burgueses desejam melhorar o mundo lutando contra quem gera empregos, a fim de expropriar-lhes os bens e deixá-los mais pobres. Isso, além de ser desonesto, é idiota.

Vamos imaginar uma situação surreal em que um grupo esquerdista põe a cabo um plano magnífico, onde todos os bens de Silvio Santos são vendidos e dados aos pobres. Sabe quais seriam as conseqüências disso? Primeira: poucos seriam os ajudados, pois a fortuna de Silvio Santos não pode salvar todo mundo. Segundo: o dinheiro desses poucos iria acabar logo (pois com tantas pessoas para dividir, ninguém ficaria rico) e eles voltariam para suas vidas miseráveis. Terceiro (e este é ponto mais importante): um número enorme de pessoas passaria por mais privações. Começaria pelos milhares de funcionários das empresas de Silvio, que perderiam seus empregos. Depois os funcionários de empresas que de alguma maneira dependiam das empresas de Silvio. Depois os funcionários de bancos que de alguma maneira ganhavam com as empresas de Silvio. E por aí vai. É uma reação em cadeia. Com isso concluímos que lutar contra empresas é algo cruel. Dependemos delas.

Terceira Lição: A lista nos ensina que o dono de uma empresa pode administrá-la como bem entender. Isso quer dizer que há espaço para pessoas preocupadas com a proteção à natureza ou com o bem estar de seus funcionários ou mesmo com os pobres da sociedade (e, de fato, essas pessoas existem, como vimos no caso de Guilherme Leal, Luíza Trajano e Milton Afonso). Tal constatação me faz, uma vez mais, pensar na desonestidade dos esquerdistas. Eles pregam o ódio às empresas privadas e querem abocanhar todos os seus lucros. No entanto, eles mesmos não incentivam que cada um ponha a mão na massa, criando empresas que trabalhem dentro de seus ideais. Ora, há tantos esquerdistas por aí. Será que ninguém tem perfil de empresário? Será que ninguém consegue montar uma empresa do zero e criar um império? Por que eles insistem em fazer “justiça social” em cima do esforço e do dinheiro dos outros?

Vou mais longe. Se ser empresário é algo tão desprezível, e os funcionários são os únicos que merecem o lucro da empresa (conforme a visão dos marxistas e esquerdistas radicais), devemos concluir que montar e gerir uma empresa é algo muito fácil. Afinal, o empresário não tem mérito nenhum. A coisa deve ser simples demais e qualquer um pode fazer. Seguindo essa lógica, porque os esquerdistas não se formam diversas empresas que façam a tal “justiça social” como eles querem? A resposta é simples: desonestidade. Eles querem distribuir dinheiro, mas o dinheiro de outros.

Quarta Lição: A lista nos ensina que a iniciativa privada é capaz de fazer milagres do nada, ao contrário do governo. Conseguiria o governo gerir uma empresa começando do zero? É claro que não. O governo, para fazer qualquer coisa chegar próximo de dar certo, precisa gastar bilhões e bilhões de investimento, desde o início. Isso me põe a pensar se não seria melhor permitir que a iniciativa privada tomasse as rédeas da economia, deixando para o governo apenas a função de manter a paz, as leis e os contratos.

Quinta Lição: Quando um esquerdista se coloca contra todo o empresariado, está se colocando também contra estes empresários que começaram do nada. Penso que essa atitude é muito grave. Afinal, não são os esquerdistas que lutam para os pobres e os proletários tenham uma vida melhor? Como então eles se posicionam contra aqueles que conseguem vencer as adversidades e mudarem suas vidas? E mais uma vez: eu não estou falando só desses que se tornaram milionários. Há milhares e milhares de pequenos empresários que também começaram do nada e, embora não tenham se tornado sequer ricos, têm hoje uma boa condição e geram empregos.

No bairro pobre onde eu moro há vários exemplos. Há uma casa de doces que já tem uns 5 anos, acredito. A loja é um cubículo. Seus donos são um casal de senhores que começaram trabalhando sozinhos. A loja hoje tem uns três funcionários, além deles mesmos. Há um mercadinho que já tem mais de dez anos. Ele não tem filiais, mas desde que começou, já expandiu bastante seu espaço. Os donos ainda trabalham ativamente no local, juntamente com seus funcionários (que devem ser uns quatro). Ele aproveitou seu lucro e alugou espaços ao lado para outros comércios. Também montou alguns apartamentos logo em cima de sua loja. Gente boa e simples. Há uma padaria que é de dois irmãos. Eles também trabalham lá até hoje, embora a padaria tenha vários funcionários. O pão de lá é gostoso e eu acredito que eles tenham um bom lucro. E por aí vai. Todas essas pessoas são pobres e já foram proletários algum dia. E todas elas, muito embora sejam empresárias hoje, continuam trabalhando em união com seus funcionários. Lutar contra essas pessoas me parece um crime.

Sexta Lição: A evolução do mundo empresarial nos trouxe duas coisas interessantes que os primeiros marxistas e o próprio Marx não poderiam prever: a possibilidade de promoções de cargo e a possibilidade de se tornar acionista da empresa. Sem dúvida isso embaralha toda a teoria da luta de classes, com patrões contra empregados, cada qual em sua função bem definida. Como pudemos ver na lista, alguns empresários alcançaram sua posição atual começando como office boy. Outros se tornaram acionistas, o que cria uma categoria de classe onde uma mesma pessoa é burguês e proletário.

Sétima Lição: Um rico empresário não precisa sair distribuindo dinheiro para melhorar o mundo. Se ele quiser fazê-lo, um tanto melhor. Mas o simples fato de ele ser rico e bem sucedido e continuar sendo rico e bem sucedido, melhora o mundo. É a sua permanente riqueza que gera empregos, que auxilia outras empresas e que move a economia. O dinheiro que um rico empresário tem no banco, por exemplo, já tem uma importância enorme, pois é o que irá alimentar o banco, os projetos do banco, os funcionários do banco e todos os que dependem dos projetos e dos funcionários. Enfim, lutar contra empresários é uma sandice.

Conclusão

Essa lista é um resumo do que pessoas com perfil empresarial podem fazer. O empreendedorismo é uma habilidade admirável e muito importante para a sociedade. Da mente arguta de empreendedores, muitos empregos surgem, muitas pessoas sobem de cargo, muitos talentos são encontrados. Todos saem ganhando. Até o governo, pois quando uma pessoa se torna rica e suas empresas ficam grandes, os impostos sobre ela aumentam. Então, os políticos que querem fazer “justiça social”, ainda podem fazê-la por meio dos impostos arrecadados. Mas se adotamos a postura de lutar contra os empresários e suas empresas, o que nos resta são apenas enormes empresas públicas deficientes e algumas poucas macro empresas privadas que descansam sem competição porque o governo mata a iniciativa privada, deixando-as sozinhas no cenário empresarial. Este é o mundo esquerdista. Este é o tenebroso “capitalismo” de esquerda.

22 comentários:

  1. Bom texto, gostei. Concordo que realmente o governo manipula a maioria das massas menos informadas como quer, fazendo-as acreditar que só o governo pode salva-las da infração, promover-lhes bom estudo e etc...porém, "vale a pena tentar fazer as coisas por si mesmo e com suas próprias forças", pois muita gente ao tentar, descobre que é capaz e pode mudar sua vida pelo seu próprio esforço. Este texto esclareço isso, é possível, vá alem e liberte sua mente de que você depende do governo para ser prospero, como diz a musica "para não dizer que não falei das flores", "vem vamos embora que esperar não é poder, que sabe faz a hora não espera acontecer".

    ResponderExcluir
  2. Por isso eu sempre beijo a mão de um empresário e de um banqueiro. E faço isso todos os dias.

    O que seria da gente se não fossem os empresários e os banqueiros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, beijar a mão já é com você, amigão. Eu não beijo a mão de ninguém. Não confio em ninguém. Apenas acho que as empresas são menos perigosas que o governo, pois podem ser controladas pela concorrência e não contam com os poderes militar, judiciário, legislativo e executivo. Mas não acho ninguém confiável, amigo. Ninguém.

      Att.,

      Davi Caldas.

      Excluir
    2. Por isso ele disse que "ELE" beija. Ele não disse que todos devem beijar.
      Desnecessário sua rispidez ao responder o leitor "Amigão".

      Excluir
    3. Prezado Sr. Sam,

      Que rispidez? Apenas expressei minha opinião de que ninguém é confiável. Por que isso seria ríspido?

      Att.,

      Davi Caldas.

      Excluir
  3. "O que resolve problemas é emprego. E para que exista emprego é necessário que haja empresas. E quanto maiores forem essas empresas, mais empregos teremos."

    Nem sempre - http://oene.com.br/desemprego-tecnologico/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luís! Obrigado pelo comentário.

      Então, eu li com atenção o texto que você enviou. É um texto bem escrito e com dados interessantes. O cenário descrito parece plausível. Mas acredito ser também plausível pensar que o futuro pode reservar aspectos que não conseguimos enxergar hoje. Não falo isso como alguém que tem fé no mercado, mas como alguém que, olhando para a história, já viu as pessoas errarem previsões muitas vezes pela impossibilidade de prever certos aspectos do futuro. O futuro tem dessas surpresas.

      Dentro da minha perspectiva temporal limitada, eu arriscaria dizer que, se o panorama descrito no texto realmente se concretizar, provavelmente veremos um crescimento de empregos liberais e empresas pequenas. Vendedores de paçocas, guloseimas, bolos, tortas, pasteis, churrasquinhos, certos tipos de trabalhos em crochê (que não são vendidos por indústrias) e etc. Talvez haja também um crescimento de pessoas se dedicando ao esporte e às artes plásticas ou cênicas. Talvez mais escritores e cronistas. Os trabalhos que envolvem subjetividade e criatividade não poderão ser substituídos por máquinas. E por aí vai.

      Pensar em até que ponto a tecnologia pode acabar irreversivelmente com os trabalhos é uma questão complexa. O texto aborda, por exemplo, números de pessoas que perderam empregos para as novas tecnologias. Mas não fala sobre se essas pessoas permaneceram desempregadas ou arrumaram outros empregos. Para se ter um panorama geral da coisa é necessário saber se os empregos perdidos estão criando um desemprego geral. Dito de forma mais simples, é preciso saber se as mil pessoas que saíram de uma empresa, por exemplo, permaneceram sem emprego e aumentaram o número de desempregados de um país de 220 mil para 221 mil. É um exemplo. O texto fala do desemprego em termos relativos. Mas será que há um aumento em termos gerais? E isso está acontecendo em todos os países desenvolvidos e de mercado mais livre? São questões interessantes.

      A ideia aqui não é refutar o texto que você indicou, mas apenas levantar algumas questões importantes. Seja como for, devo lembrar que eu sou conservador. O conservador é aquele cara pessimista que se esforça para fazer a sociedade ser a menos pior possível. Não escolhi o conservadorismo por achar que ele pode tornar o mundo uma maravilha, mas justamente por ele reconhecer que não somos capazes de transformar o mundo em um paraíso.

      Além de conservador, sou cristão. Aí mesmo é que não acredito em paraíso na terra. Por mais que as benesses do capitalismo muitas vezes embriaguem os direitistas, o fato é que este mundo não deixará de ter pobreza, guerras, crises financeiras, desemprego e etc. Não há sistema perfeito aqui nesta terra onde todos nós somos inclinados à imperfeição e corruptos, em maior ou menor grau. Não é nessa terra que está a esperança do cristão.

      Mas o assunto não é esse. O que quero deixar claro é que tenho meus questionamentos em relação ao panorama descrito pelo texto, mas acho-o possível. Independente de ele se realizar ou não, continuo convicto de que uma economia mais liberal é o melhor modelo (ou o menos pior) para esse mundo caído.

      Att.,

      Davi Caldas.

      Excluir
    2. Da mesma forma que empregos são extintos, novas oportunidades de empregos são criadas. Se fosse assim, depois da revolução industrial não existiria emprego, de fato não existe, mas da forma como era antes da revolução industrial.
      Um exemplo prático são os vendedores de DVD e CD. Certamente com o advento da internet,muitos perderam o emprego. Mas para manter a internet funcionado, é necessário outras formas de empregos mais ténicos, ou seja, as locadores de DVD estão fechando, mas os servidores de internet estão sendo criados, e para que funcionem é necessário manutenção, serviços mais técnicos. Da mesma forma que, na robóticas, ainda é necessário pessoas para desenvolverem, contruirem e trabalhar na manutenção dos robôs.
      Na criação do telefone, as empresas de cartas foram a falência, mas para telefones e celulares operarem, foi criado toda uma nova cadeia de serviços e produção, então não vejo robótica causando desempredo, mas sim abrindo novas perspectivas de emprego.

      Excluir
  4. Mto bom o texto,realmente o que o governo exibe maquiado na mídia que o pobre tem que jogar na Mega-Sena e que só assim poderá adquirir mansões e Ferrari,tentando de alguma forma mostrar que sonhar é uma bobagem,mas essas pessoas tem o Dom da perseverança,e graças a eles muita gente tem emprego,e na minha opinião a Burguesia é constituída na mesma forma de pensamento dos "Bem Nascidos" aonde akeles q possuem bens ao nascerem são os Manda chuva,mas está lista mostra que realmente somos donos legítimos de nossos destinos.

    ResponderExcluir
  5. Cooperativismo ea grande saída contra o capitalismo.

    ResponderExcluir
  6. Um texto enorme, baseado apenas em OPINIÃO pessoal. Somos cerca de 200 milhões no brasil mais de 7 Bilhões de pessoas no mundo, acha mesmo que 25 pessoas que tiveram, ajuda e sorte serve de base pra algo? Acha mesmo que um Morador de rua pode chegar a mega empresario sem ajuda de ninguém? Velho eu sou ex-morador de rua e se não fosse a ajuda de alguém eu não estaria aqui, este papinho manjado de meritocracia é bonitinho em textão de Facebook. Cara, mesmo se fosse 10 mil empresários que começaram do "Zero", não serviria de base pra seus argumentos. Entenda que o Governo precisa cuidar de quem não tem nada, existe uma diferença muito grande entre Miséria e Pobreza e isso vc não leva em consideração em sua OPINIÃO. Ainda bem que opinião não muda o mundo. Abraços, pare de ler auto-ajuda e vai ler um pouc de historia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não são 25 pessoas.
      Sao 16 milhões:
      http://economia.ig.com.br/empresas/2013-10-17/com-16-milhoes-de-empresas-brasil-tem-um-novo-negocio-a-cada-5-minutos.html
      O texto só refere aos milionários, mas o texto já menciona os pequenos e micro empresários, desde o pipoqueiro até a Vale. Se você conseguiu sair da rua, agradeça aos seus ajudantes, mas não obrigue os outros a derem suas riqueze em prol de você. O próprio Bill Gates já ajudou mais gente que todo o governo brasileiro, doando mais de 30 bilhões de dólores para instinuições de caridade o que dá macivos 105 bilhões de reais. Só pra você ter uma ideia o bolsa família custa 24 bilhões ao ano, ou seja, só um rico bunguês opressor já doou o equivalente a 4.3 anos de bolsa família.

      Excluir
  7. "Acha mesmo que um Morador de rua pode chegar a mega empresario sem ajuda de ninguém?".

    Eu nunca disse isso no texto.

    Att.,

    Davi Caldas.

    ResponderExcluir
  8. Na época que essas pessoas se tornaram empresários tinha pouca concorrência , poucas pessoas interessadas em se torna empresários , não estou dizendo que adquiriram o que eles tem sem esforço pois para conseguir chegar onde eles chegaram tem que ter muita determinação e força de vontade mais se fosse nos dias de hoje , seria impossível realizar um sonho deses !

    ResponderExcluir
  9. Exceção não é exemplo, um empresário só consegue se sair bem se mais evitar que outros seja tão ricos quanto ele, é o que mais ele vive fazendo. É onde gasta a maior parte do seu tempo.

    ResponderExcluir
  10. Reportagens importantíssimas, para quem tem o dom de empreender, e sabe onde buscar exemplos de superação Obrigada Josi Maia SJPINHAIS -PR

    ResponderExcluir
  11. E obvio que precisamos da ajuda do governo para termos sucesso, a ajuda que precisamos deles é que parem de nós roubar, parem de nós fazer de palhaços, parem de serem corruptos, ladrões sem vergonha, dissimulados, façam uma reforma tributária, privatizem todas as estatais cuja maioria só servem de cabide de empregos para parentes, parceiros e cumpadres incompetentes, diminuam o tamanho do estado e sua influência na vida dos cidadãos, acabem com privilégios de classes, especialmente a classe política...etc.

    ResponderExcluir
  12. Me chamo Richard estou aos 42 anos,tenho uma empresa a alguns anos de reformas,camada Alfa Empreiteira ja fechei alguns negócios mas nada ainda que me deixasse ricokkk.mas estou lutando me sinto sozinho nessa luta por meu sonho desde de uma criacriança ser dono de empresa os todos debocha de mim minha mulher o tempo todo me diminui que tenho que ganhar do dinheiro mas continuo lutando não até quando não sou coitadinho sei o que e ser pobre e passar fome mas fui educado a ser forte as vezes tento me manter forte mas não dá ne sou ser humano,graças a essas pessoas e matérias Que me fazem pensar que tudo isso vale a pena amo O que você faço gosto dessa área que é a de reformas,obrigado hoje estava muito abalado por não está fechando nenhum contrato mas feliz de ver que tem gente que passar por dificuldades e não desistem.
    Valeu e que D"us abençoe a todos.

    ResponderExcluir
  13. A Vitória e realmente alcançada com muita luta,alguns tem coragem de fazer negócios por e baixo dos panos em licitações com o governo,outros não somos minoria.

    ResponderExcluir
  14. Agora que li alguns comentários kkklk,eu primeiro li os homens de susseso e o interessante e a maioria passou dificuldades gosto disso não sabia que era tão difícil se da bem quando se monta umn negocio a muitas ideias pouco dinheiro as vezes nada mas sempre lutando obrigada ao criador do blog estava procurando algo que me animasse a não desisti de um sonho trabalhei umas 4 vezes em empresa mas desde dos 18 Neto negócios kkk,restaurante uma academia mas não deu certo mas ainda espero receber mais anúncios desses para pessoas como eu que está na tua por um lugar ao sol.

    ResponderExcluir

Caro leitor,
Evite palavras torpes e linguajar não compatível com a filosofia do blog. Obrigado.