sábado, 11 de setembro de 2010

O Problema do Brasil

Começou há algum tempo as eleições 2010. Serão eleitos deputados federais e estaduais, senadores (neste ano, dois), governadores para cada estado e o presidente.

Vemos, então, tudo começar de novo. As mesmas propostas, as mesmas intrigas, os mesmos ataques, a mesma palhaçada... Os grandes mentem descaradamente e os pequenos fazem verdadeiros programas humorísticos nos poucos segundos que recebem na televisão.

O final todo mundo já sabe também. Os grandes são eleitos, o povo se enche mais uma vez de uma inútil esperança e os pequenos candidatos voltam para as suas casas, pensando na próxima palhaçada que farão nas outras eleições. Muda-se apenas o cargo dos candidatos que já estavam no poder, mas o governo continua o mesmo e o país não muda.

E sabe por que não muda nada? Porque o problema do Brasil e seus estados não é saúde, nem violência, nem educação, nem desemprego e muito menos perigo de crises econômicas. O grande e único problema do país é a corrupção. Ela está encravada em todos os meios imagináveis e inimagináveis.

Portanto, não adianta ver candidatos falarem que vão criar “UPAs”, “UPPs”, “Fomes Zeros”, “PACs” e sei lá o que mais. Também não adianta me dizerem que o Brasil cresceu tantos por cento e blá, blá, blá.

Tudo isso é bom? É sim. Tudo isso é importante? É sim. Mas enquanto houver corrupção, os policiais vão continuar compactuando com traficantes, os presídios continuarão tendo celulares para os chefes do tráfico, as escolas continuarão formando alunos analfabetos funcionais, os meninos continuarão afundando nas drogas, os hospitais continuarão sem equipamentos e os deputados (e também vereadores e prefeitos) continuarão a usar o nosso dinheiro para divertimento próprio.

Aí eu pergunto: Os bons projetos do governo, dos quais falei no outro parágrafo, adiantaram de alguma coisa? Adianta alguma coisa crescer economicamente, se todo o dinheiro vai para os bolsos dos políticos, que recebem 20 mil por mês, enquanto há pessoas que recebem um mísero salário mínimo de 490 reais? Adianta ter UPPs, se a gente sabe que os criminosos vão voltar?

Não, amigo. Não adianta. E o Brasil nunca vai mudar com estes bons projetos. O que o nosso país realmente precisa é de pessoas (e digo pessoas porque não adianta jogar esse trabalho nas costas de um ou dois) que fiscalizem, julguem e penalizem todos aqueles que nos fazem de idiota, se metendo em corrupções. Precisamos de pessoas que imponham o respeito, que acabem com impunidade e que organizem todo o sistema governamental. É disso que precisamos.

Então, amigo, não vote em pessoas de bons projetos. Vote em pessoas que acabarão com a corrupção. E se caso, elas entrarem, e não mudarem nada, vá para praça protestar. Imagine que todo o povo se mobilizasse para tal? Assim como se faz quando há jogo da Seleção Brasileira ou do seu time querido. O Brasil inteirinho se mobilizando. Pressionando. Sem violência. Apenas "quebrando" toda a economia e o dia-a-dia das cidades. Será que não haveriam mudanças? Pense nisso. Você é um cidadão, e cabe a você, decidir o que é melhor para o seu país.

7 comentários:

  1. Concordo plenamente, Davi.
    É algo que sempre tive vontade de fazer.
    Ir para as ruas protestar.
    Pena que as pessoas não se mobilizam para isso.
    Quem sabe um dia?
    Mas o que vc está fazendo é importante.
    Escrevendo essas coisas vc pode mudar a ccabeça de algumas pessoas.

    ResponderExcluir
  2. Acho que o povo confia nos "grandes" e os elegem porque eles são os mais promovidos pela mídia, e são os que mais tem campanhas impactantes, que investem mais para mostrarem as suas caras nas épocas de eleições, mas porque durante o ano todo eles não mostram ao povo o que realmente fizeram?? Porque realmente não fizeram nada. E tudo que dizem que fizeram, que cumpriram suas promessas, é só a prática de "encher linguiça". E esses são os que tiveram um passado muito bem e que os pais sempre cuidaram dos 'pobres e coitadinhos filhinhos'. Os pequenos jogam aquela desculpa e tentam apelar mais para o lado sentimental dizendo que sabem o que passamos e que vieram de família humilde. ÁS vezes é uma boa jogada. E porque os UPAs não funcionam?? Bom, não seremos tão cruéis. Eles funcionam. Mas, até chegarem à pelo menos, descobrirem o seu problema, você já morreu. E a questão da corrupção deve-se ao fato de que o ser humano é orgulhoso e ambicioso. A raça humana é assim. E quando eles são eleitos, e percebem que tem poder e dinheiro - que é o que todos os vilões de desenhos do Cartoon Network querem - o olhinho no dinheiro que era destinado á população cresce, e digamos que, misteriosamente, esse dinheiro some. E como fica?? O povo não pode acusar ninguém. Não sabe quem fez o quê com o dinheiro. Todo ano de eleição as pessoas fazem as mesmas coisas, e só sabem o que acontece porque existe a divulgação da mídia. E quem entende o que anunciado?? Pergunte a qualquer um o que acontece no Senado, na Câmara dos Vereadores... Ninguém sabe como funciona a política. Na verdade. ninguém sabe o que é política. Pode até ser que o grande problema do Brasil seja a corrupção, mas quem permite que isso aconteça somos nós. Então quem pode resolver isso é o povo. Mas a corrupção continuará existindo, a política continuará sendo chata para todos, por causa da grande ignorância do povo. Muitos desconhecem propostas, e desconhecem candidatos. Esse ano, temos mais de 10 candidatos á presidência, mas quem sabe disso?? Só os que existem para o povo são Dilma, Serra e Marina. E, a questão da confiança, e colocar pessoas para fiscalizarem e punirem os corruptos e ladrões de todo nosso dinheiro é algo até muito inteligente de se pensar, mas bastante esperançoso. Porque pessoas são volúveis e o que algumas notas não fariam?? O povo se enche de esperança e acha que surgirá um super-herói que em quatro anos de 'reinado' resolverá todos os problemas de 400 anos de política brasileira.
    Desculpa escrever demais. Gosto muito de comentar debater assuntos. Gosto bastante da sua análise do mundo.
    Beijão! :D

    ResponderExcluir
  3. Diane, você não sabe que é falta de educação fazer um comentário maior que a postagem?

    Etiquetas internáticas - Um dia ainda vou escrever esse livro.

    Davi, ainda não li a postagem porque a Diane queria que eu lesse o comentário dela...

    ResponderExcluir
  4. Caramba.. Rsrsrsrs Fizeram uma postagem no comentário, rsrsrs.
    Sem problemas Diane, um blog vive de comentários, agradeço pelo de vcs.
    Realmente o povo é muito ignorante e isso é outra coisa que me incomada bastante. É duro ver pessoas que votam sem nem conhecer a vida da pessoa em que votaram e outras que repetem o voto em candidatos que nada fizeram.
    Vc tem razão.
    Por este motivo, no fim da postagem, não deixei de ressaltar que o povo precisa escolher aqueles candidatos que acabarão com a corrupção (ou seja, é necessário estudá-los) e cobrar deles, caso isso não ocorra.
    Enquanto isso, nós fazemos nossa parte, né? Rsrsrs.
    Obrigado pelos elogios.
    Abraços.
    xD

    ResponderExcluir
  5. Ah, Isa...
    Dou maior força para o livro,
    rsrsrs.
    Mas não implique com sua irmã.
    Eu gostei o comentário. Rsrs
    Abraço violento.

    ResponderExcluir
  6. Mas é impressionante como nós queremos expôr nossas opiniões e pessoas intrometidas ficam... dicam... SE INTROMETENDO!!

    Obrigada por responder...
    Eu ainda apóio a sua esperança e protestos... Afinal, são as únicas coisas que podemos fazer...
    Beijão!
    :D

    ResponderExcluir
  7. Rsrsrs.
    Gente, não vamos brigar, rsrsrs.
    Pois é, Diane. Infelizmente por enquanto é tudo o que podemos fazer. Mas espera...
    Quem sabe um dia eu não me candidato à presidência?
    hsahshahshahsahsha

    ResponderExcluir

Caro leitor,
Evite palavras torpes e linguajar não compatível com a filosofia do blog. Obrigado.