sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Literariamente meio triste

Estou literariamente meio triste. Quer saber o que é isso? Nem eu sei muito bem. Inventei agora.

De qualquer forma, o que quero dizer é que estou chateado com problemas relacionados ao ato de escrever. Não é preciso ser um gênio para saber que escrever é algo que não pode ser feito de qualquer forma. Posso listar três coisas que são essenciais para escrever.

A primeira é a inspiração. Esta, não necessariamente virá em uma hora qualquer. Muitas vezes é necessário você colocar a mão na caneta (ou no teclado do computador) e começar a colocar para fora. O exercício nos inspira. Mas é claro, tem dias que não sairá nada de bom da sua cabeça. Acontece. É a vida.

A segunda se trata de concentração. É impossível fazer qualquer coisa sem ter o mínimo de concentração nela. No caso da escrita, você precisa ter toda a concentração. Porque escrever é fácil para quem sabe, mas escrever bem, são outros quinhentos. Por isso toda a concentração é indispensável.

A terceira é tempo. Isso porque escrever qualquer coisa que seja com um tempo mais curto que o necessário é colocar para fora pensamentos incompletos. Bebês prematuros. E como todos sabem, prematuros têm mais chances de não se desenvolverem bem, posteriormente.

Há ainda uma quarta coisa que eu não coloquei na lista porque ela é a base das três. Sem ela é bem capaz de você não ter nenhuma delas. Esta quarta coisa é o lugar. O lugar que você tem para escrever vai determinar quanto tempo você vai poder se dedicar a isto, vai definir o seu nível de concentração e fatalmente a sua inspiração.

Pois bem...

Esses quatro ítens representam os meus problemas literários. E por isso tenho sido privado de utilizar toda a minha habilidade bem como sentir o imenso prazer de escrever. Com tudo isso eu tenho vontade de escrever, mas ao sentar eu me sinto cansado e sem ideias.

Espero entrar de férias logo, arrumar um lugar mais tranquilo para escrever e poder me dedicar a esta arte que me faz tão bem.

2 comentários:

  1. Espero que também consiga relaxar e escrever porque eu adoro 'ler os seus pensamentos', e depois vou 'ler os pensamentos' da Belinha - pois ela reclama que eu leio o seu blog e não, o dela. E, a questão do bebê prematuro, não se preocupa... Eu sou prematura, e 'cá entre nós' tenho um desenvolvimento em relação á altura bem inesperado. BOm, enfim, quanto á isso, não posso te ajudar muito.
    DEus te abençoe!
    Beijão!
    =D

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Diane.
    Seu comentário é muito importante, pois mostra que o que escrevo é reconhecido, rsrs.
    Li, nesta semana a postagem das eleições, que ela escreveu. Deixei um comentário lá.
    Quanto ao bebê prematuro, nooosa... rsrsrs
    Eu não sabia que você tinha nascido antes do tempo! Isso me dá ânimo pra escrever em qualquer situação, pois ainda que seja "um texto prematuro", sei que pode ser grande. Rsrs
    Abração.
    xD

    ResponderExcluir

Caro leitor,
Evite palavras torpes e linguajar não compatível com a filosofia do blog. Obrigado.