sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Pobre de direita

"Pobre não pode ser de direita". Meu filho, uma das razões para eu ser de direita é justamente o fato de eu ser pobre. Por eu ser pobre eu não quero um governo que dificulte a vida de pequenas e médias empresas com excesso de impostos e burocracia, pois isso reduz o número de empregos e torna os preços dos produtos mais alto. Quem sofre mais com isso? O pobre. 

Por eu ser pobre eu não quero um governo com a mentalidade criminosa de imprimir dinheiro às pampas para pagar dívida pública e derrubar taxas de juros, pois isso gera inflação de preços à médio e longo prazo. Quem sofre mais com a inflação? O pobre.

Por eu ser pobre eu não quero um governo mantendo um monte de empresas estatais ineficientes, que comem dinheiro dos meus impostos e que também servem aos interesses de corruptos e totalitários que as aparelham. Quem mais sofre por ter que pagar pelos rombos dessas empresas? O pobre.

Por eu ser pobre eu não quero um governo que veja vagabundo criminoso como vítima da sociedade, pois a maioria dos pobres é honesta e não se torna criminosa por conta de condição social. Por outro lado, a classe mais criminosa que existe (a classe política) é também a mais rica. Enquanto criminoso é tratado como vítima, as reais vítimas (cidadãos inocentes) permanecem à mercê dos criminosos. E qual o tipo de cidadão inocente que está mais à mercê da violência dos criminosos? O pobre. 

Por eu ser pobre eu não quero um governo que crie incentivos para que os alunos de escolas públicas (pagas com o meu dinheiro de impostos) não tenham limites, fazendo da sala de aula um inferno e dificultando assim a vida dos bons alunos que desejam aprender e dos bons professores que desejam ensinar. Quem mais sofre com essa falta de limites permitida e estimulada pelo governo nas escolas públicas? O pobre.

Por eu ser pobre eu não quero um governo que use as escolas públicas também como centros de doutrinação sexual e marxista, a fim de que professores desonestos destruam a inteligência e a moralidade daquela parcela pequena de alunos esforçados que ainda resta nesse inferno que se tornou a escola pública. Quem mais sofre com essa doutrinação nas escolas públicas? O pobre.

Por eu ser pobre eu não quero um governo que utilize bolsas importantes para pessoas carentes sem critérios sólidos, de forma populista, como moeda de troca para votos. Isso é chantagem. E quem mais sofre com essa chantagem? O pobre.

Por eu ser pobre eu não quero um governo que supervalorize os concursos públicos, enquanto menospreza a atividade empreendedora. Ao fazer isso, o governo fomenta a cultura exdrúxula de desejar trabalhar pouco (e sem riscos) ganhando muito através dos impostos de quem trabalha muito e ganha pouco. Esse tipo de cultura perpetua uma desigualdade social criada pelo próprio Estado, desestimula o empreendedorismo, lota o setor público (o que significa mais impostos para sustentar a máquina estatal) e, ademais, uma vez que quem passa em concurso geralmente é quem tem mais grana, quem é que mais sofre com isso adivinha quem é? O pobre.

Por eu ser pobre, eu não quero um governo que faça de tudo para me proibir de ter uma arma de fogo. Cabe ao Estado a segurança pública. Mas cabe ao cidadão a segurança individual. Ao me privar do direito de autoproteção (ou me criar grandes dificuldades para obtê-lo), o governo me faz refém do Estado, bem como de corruptos, déspotas e vagabundos. Uma vez que o pobre não tem condições de contratar seguranças individuais para o proteger, quem mais sofre com um governo que ataca o seu direito de autoproteção? O pobre. 

Por eu ser pobre, eu não quero um governo ache errado o sistema de vouchers escolares e o homeschooling. O cidadão não é um capacho do governo e sua liberdade deve ser respeitada. O voucher escolar nada mais é do que uma bolsa dada pelo governo para cidadaõs carentes em um colégio privado de sua escolha. Substituir parte das escoals públicas pelo sistema de vouchers é uma forma de esvaziar as salas de escolas públicas (que são muito cheias), reduzir o desvio de verba (já que o financiamento passa a ser individual) e dar ao cidadão o poder de escolha. Já o homeschooling é o ensino em casa, a educação provida pelos pais aos seus filhos, no caso de não desejarem que ele frequente uma escola formal. Uma vez que a família é quem educa, em primeiro lugar, ela deve ter primazia sobre essa escolha. Quando o governo proíbe essas duas modalidades, retira da família o poder de escolher uma educação que julgue melhor para seus filhos. Quem mais sofre com isso? O pobre.

Por ser pobre, eu não quero que o governo me obrigue a "contribuir" com o INSS, pois o sistema previdenciário público é uma pirâmide, vive cheio de rombos (pois o governo usa dinheiro de aposentadoria para cobrir suas despesas) e eu acharia mais seguro aplicar em algum investimento bancário ou numa previdência privada. Quem mais sofre com essa obrigação trabalhista? O pobre.

Por ser pobre, eu não quero que o governo proíba que novos serviços melhores e mais baratos surjam em diversas áreas. O Estado não deve proibir o UBER, não deve taxar a NETFlIX, não deve meter a mão no Whatsapp. Aliás, o Estado não deve impedir que novas empresas entrem e concorram entre si na telefonia (como faz hoje através da Anatel), na TV fechada, na internet, nos transportes, nos serviços postais ou seja lá o que for. Quando o governo fecha esses mercados, criam-se monopólios e o povo fica na mão de algumas poucas grandes empresas. Quem mais sofre com isso? O pobre.

Por ser pobre, eu não quero um governo que ataque os valores familiares. Quando o governo faz isso, desestrutura as famílias, estimula a geração de filhos rebeldes e acaba por fragilizar uma das colunas da sociedade. Quem mais sofre com a desestruturação das famílias? Ora, quem tem menos dinheiro claro. O pobre.

Por ser pobre, eu não quero um governo que enxergue a ordem, o respeito à autoridade, o civismo e a hierarquia como formas de opressão. Não quero um governo, alías, que menospreze as forças militares, ignorando suas virtudes, retirando sua moral e sucateando-as. Quando o governo faz isso, fragiliza as relações entre os cidadãos entre si e dos indivíduos para com as leis. Quem mais sofre com isso? Ora, quem já sofre com a falta de condições. O pobre.

Por ser pobre, eu não quero um governo para o qual seja bom que existam pobres. O governo não deve ser um defensor dos pobres, mas sim um defensor da criação de condições, a fim de que a sociedade prospere. Quem mais sofre com governos que desejam a existência de pobres? O pobre. 

Por ser pobre, eu não quero um governo que exalte regimes totalitários que cometeram os maiores genocídios do mundo. Nesses regimes, o pobre sempre foi tratado como número. Passou fome, sofreu perseguição do governo, violação dos direitos humanos e virou adubo. Quem mais sofre com um governo que apoia essa mentalidade? O pobre.

Por ser pobre, eu não quero um governo que utiliza bancos públicos para financiar projetos de grandes empresários e obras em países totalitários e ditatoriais. Afinal, trata-se do meu dinheiro de impostos. Não é justo que eu, pobre, trabalhe tanto para sustentar o populismo de ditadores e os projetos de empresas bilionárias. Quem mais sofre com esse por ser obrigado a financiar esta imoralidade? O pobre.

Por eu ser pobre, não quero um governo que usa meu dinheiro para financiar artistas, projetos artísiticos e clubes de desportos. Se o dinheiro é meu, devo financiar os artistas, projetos e clubes que eu admiro e desejo financiar, e não os que o governo crê que eu devo ajudar. É um absurdo trabalhar tanto, tendo tantas contas para pagar, e ser obrigado a pagar pelos salários e projetos de quem não presta nenhum serviço para você. Quem mais sofre com esse dinheiro tirado à força? O pobre.

Por eu ser pobre, não quero um governo que usa meu dinheiro para financiar mais de trinta partidos políticos. Partidos políticos devem ser sustentados por doações espontâneas. Não é justo que meu dinheiro suado seja perdido para sustentar partidos que sequer me representam. Quem mais sofre mais uma vez com esse dinheiro tirado à força? O pobre.

Por eu ser pobre, não quero um governo que gaste bilhões anualmente com para sustentar seus próprios cargos. Grande parte do dinheiro suado do povo vai para inúmeros gabinetes de políticos, secretarias, ministérios, além de salários e benefícios vergonhosos de toda essa gente. A classe política traz um peso enorme para o bolso do pagador de impostos. E quem mais sofre com isso? O pobre. 

Por eu ser pobre, não quero um governo que gaste bilhões anualmente com presidiários vagabundos. Não é justo sustentar pessoas que mataram, roubaram, estupraram, sequestraram. Preso precisa trabalhar para sustentar sua estadia na prisão, para produzir riqueza para a sociedade e, claro, para aprender a ganhar as coisas através do trabalho honesto. O trabalho dignifica o homem; a vagabundagem não. Quando o governo sustenta vagabundo na prisão gera custos altos para a sociedade e nada faz para torná-lo uma pessoa melhor. E quem mais sofre com esses custos altos e essa verdadeira fábrica de vagabundos? O pobre.

Por eu ser pobre, eu não quero um governo que se utilize de argumentos econômicos para legalizar o aborto. Aborto é assassinato de inocentes. Usar argumentos econômicos para assassinar crianças é uma forma de banalizar a vida, a maternidade, a paternidade, a família, além de dinamitar a moral e usar mais uma veaz a pobreza para justificar atrocidades. Quem mais sofre com esse oportunismo e banalização da vida? O pobre. 

Por eu ser pobre, eu não quero um governo que nos divida em classes e subclasses, criando ódio mútuo e nos impedindo de lutar contra o verdadeiro inimigo, contra a verdadeira elite, que é a classe burocrata. É a classe burocrata que nos tem mantido na pobreza, na miséria, na humilhação, tolhendo nossa liberdade e sugando nosso dinheiro para se manter no poder e sustentar seus luxos. O inimigo nunca foi o patrão ou o empregado, o homem ou a mulher, o hetero ou gay, o negro ou o branco. O inimigo é o Estado inchado, é a classe política poderosa, são os beneficiados da burocracia. Quem mais sofre com essas divisões e ódio mútuo que o governo estimula para nos cegar? O pobre.

Por eu ser pobre, eu não quero um governo que deseja centralizar tudo (direta ou indiretamente). A sociedade deve ter autonomia para resolver seus problemas em suas cidades, bairros, vizinhanças. As escolas devem ser mais independentes, as universidades, as empresas, os hospitais, as famílias, os comerciantes, os indivíduos. Não precisamos do Estado para observar cada passo que damos. Quem mais sofre com todo esse controle ferrenho é o pobre. O rico também é roubado (e muito) pelo governo. Mas ele ainda pode chorar confortável dentro de seu carro de luxo. O pobre chora no ônibus ou trem lotado, todos os dias, sob a escravidão de um Estado inchado mantido e alimentado pela esquerda. Para mim, ser pobre e de esquerda é que é o absurdo. Eu desejo liberdade.

4 comentários:

  1. Abusos familiares, violações de direitos trabalhistas, como assédios morais e outras, e assim sucessivamente, devem ser combatidos com uma Justiça apartidária, apolítica, destemida, imparcial (despreconceituosa ou indiscriminatória), inemocional e racional. Contudo, os abusos não tolhem os usos (um provérbio jurídico famoso). Nem tudo deve ser estatizado e nem tudo deve ser privatizado, pois senão vira balbúrdia. Muitas coisas na vida são exclusivamente posoctodecimais (para maiores de 18 anos), como adultatlos ou adultóludos (esportes, fisioatividades ou jogos adultos), conduções de veículos automotores, contas bancárias, datias, matrimônios ou noivados e assim sucessivamente. Então, aquele o qual comete crime, independentemente de sua condição humana, tem de radicalmente pagar por ele.

    ResponderExcluir
  2. Excelente texto colega. Vou compartilhar e citar! Grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. A sociedade de classes (e o capitalismo por excelência) é dividida injustamente entre ricos e pobres, quem sofre com isso? O pobre. No capitalismo, a competição social é desigual, o filho do rico sai na frente, tem melhores escolas e se prepara muito bem no contraturno escolar (cursos e aquisições culturais que o dinheiro pode pagar), quando o filho do pobre tem de trabalhar. Quem mais sofre com isso? O pobre. Na sociedade capitalista os vencidos (pobres) são desprezados e os vencedores (ricos) são cultuados. Quem mais sofre com isso? Os pobres. Por isso sou pobre de esquerda, porque entendo que o único mal é a exploração do homem pelo homem; a única tarefa, lutar por uma sociedade onde não haja lugar para a exploração do homem pelo homem, a sociedade socialista; a única pauta para julgar a conduta humana, verificar se contribui ou se se opõe à causa do socialismo" (Lenin, em A Tarefa). Enquanto os brasileiros e brasileiras pobres não matarem dentro de si os sinhozinhos e sinhazinhas que até hoje governam suas vontades bestiais, não avançaremos como nação. Em cada risinho irônico da elite e de seus servos voluntários e escravos felizes, os malditos pobres de direita, mostram o tamanho de seu atraso. Contra a ignorância não existe argumento. Este conceito é de minha avó, que mal sabia ler. Que Deus a tenha. Mas, tem outro de um grande estudioso, o Wilhelm Reich: peste emocional. Este conceito dá conta de entender o fenômeno da ignorância conveniente em muita gente bastante estudada. A “peste emocional” é passada de pai pra filho através de uma educação repressora que impõe regras de convívio social hipócritas aos educandos. Impertinente e impiedosa, atinge todas as pessoas tornando-as não só ainda mais incapazes de sentir e usufruir a própria vida, como também exigentes de que os outros também sejam incapazes de sentir e usufruir suas vidas. É este triste comportamento o responsável por engendrar no inconsciente humano percepções, sentimentos e valores absolutamente equivocados e que se enxergam como corretos quando são maldosos, atingindo e se instalando, por fim, no âmago do caráter dos pobres de direita. Da pra entender o enigma da servidão voluntaria, descrito por La Boetie. Porque atinge todas as pessoas, ricas ou pobres. E faz com que haja uma aceitabilidade do fascismo dos ricos por parte dos pobres, porque sabem, em sua maioria, que se fossem ricos fariam o mesmo: explorariam seus semelhantes. Esses mecanismos educativos são, muitas vezes, sutis e atingem também os nossos organismos que ficam incapazes de se abrir à circulação das energias vitais e das sensações, criando, com isso, uma espécie de couraça muscular, ou seja, tensões e neuroses que implodem no corpo em doenças e explodem na sociedade em violência generalizada e institucionalizada. É isso, ao meu ver que mantém o capitalismo, impede uma revolução igualitária e implodiu as Revoluções socialistas pelo mundo afora. Os governos comunistas da extinta URSS, por exemplo, infelizmente tentaram fazer uma omelete, mas não se dignaram a quebrar a casca dos ovos. Precisamos de uma revolução de esquerda que dê conta de transformar não só o sistema politico e econômico, mas, substancialmente as profundezas do caráter humano. Que faça as pessoas migrarem de individualistas e competitivas para coletivistas e cooperativas. A empatia e não o individualismo, eis o caminho. Pobre de esquerda é um paradoxo que somente pode ter lugar num mundinho arcaico, provinciano e pauperizado, como o Brasil.Quem lucra com isso? O rico!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Giancarlo,

      Vamos lá.

      "A sociedade de classes (e o capitalismo por excelência) é dividida injustamente entre ricos e pobres, quem sofre com isso? O pobre".

      A sociedade sempre foi dividia por classes (o que os próprios Marx e Engels afirmam na primeira linha do Manifesto do Partido Comunista). As classes não surgiram no capitalismo e também não findaram nos diversos regimes socialistas que existiram durante o século XX. Nos regimes socialistas havia a classe proletária (que continuou pobre e sofrendo opressões), a classe burocrática (que contava com regalias, poder e riquezas), os apadrinhados da classe burocrática (por vezes, grandes empresários) e a classe de ricos do mercado negro. As classes e seus antagonismos são um problema estrutural pertencente à humanidade e não a um sistema; e não são a causa de todos os problemas do mundo, mas sim uma das consequencias do problema principal do ser humano: a inclinação natural à imperfeição (ou ao pecado, para usar a terminologia religiosa).

      "Precisamos de uma revolução de esquerda que dê conta de transformar não só o sistema politico e econômico, mas, substancialmente as profundezas do caráter humano".

      É exatamente essa a razão da revolução comunista jamais lograr êxito na transformação do mundo. Ela, tal como qualquer outra filosofia secular, carece dos elementos necessários para uma transformar as profundezas do caráter humano. Você não consegue entender a origem e a existência do marxismo (e demais socialismos e movimentos seculares) se não entender a Revolução Francesa. Não consegue entender a Revolução Francesa se não entender o Iluminismo. Não consegue entender o Iluminismo se não entender a natureza religiosa do ser humano, a objetividade da moral, a carência de um sentido objetivo para a vida e toda a concepção judaico-cristã de Deus, moralidade, queda do ser humano, pecado, juízo final, castigo dos ímpios e redenção da terra. A história das filosofias políticas/culturais redentoras está intimamente ligada às relações do ser humano com o transcendente, isto é, com Deus e a religião. Quando você percebe isso, descobre que não há nada novo debaixo do céu. A humanidade aspira por sentido e redenção desde sempre.

      Uma vez mergulhando profundamente nesse estudo, será possível perceber que o secularismo, em todas as suas formas, nada mais é que cristianismo sem Cristo. É uma tentativa de cópia de suas virtudes, mas descartando o Dono das virtudes e o que pode parecer muito sacrificante para as pessoas. Em outras palavras, o secularismo é uma monstruosidade. Nada de bom sairá originalmente dali. O pouco de bom que houver no secularismo é resquício do cristianismo. Todo o resto é seu lixo próprio. Apenas o cristianismo, quando adotado em sua plenitude por alguém disposto a ter um relacionamento profundo com Deus, é capaz de transformar o âmago do ser humano, tornando-o mais amoroso e justo. E é apenas o cristianismo que trará, ao fim do tempo, a plena transformação em nossa natureza caída, retirando a inclinação natural ao pecado e redimindo o mundo.

      Daí se segue que não faz sentido cristãos trocarem o evangelho puro e sem mácula, o evangelho eterno e verdadeiro, por qualquer movimento secularista. Tudo o que o cristão precisa para ser um bom filho, pai, mãe, esposo, esposa, irmão, irmã, estudante, trabalhador, cidadão, enfim, uma boa pessoa (na acepção humana da palavra) está na Bíblia. Ninguém deveria trocar a Palavra de Deus por vãs filosofias que nada mais são que tentativas inúteis de inovar. O comunismo é apenas mais uma dessas vãs filosofias, uma mera cópia mal feita do cristianismo, que não possui força para mudar o interior do homem, mas apenas para alçar ao poder homens vis. Não há inovação nesses movimentos. Há distorções. Porque onde não há Cristo, ali está sentado Satanás. E ali a natureza corrupta humana faz a festa.

      Att.,

      Davi Caldas.

      Excluir

Caro leitor,
Evite palavras torpes e linguajar não compatível com a filosofia do blog. Obrigado.