quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Coloca sua cabeça para Pensar

Você já reparou como que a mídia é tendenciosa? Não? É fácil. Comece a assistir a National Geographic, a BBC ou mesmo o programa "Fantástico" da Rede Globo. Você vai notar que tudo o que passar na sua frente será uma tentativa de manipular a sua mente. Ainda não está convencido? Então, faça o seguinte. Continue assistindo até você ver algo que te interessa. Aí, quando você chegar no trabalho (ou escola ou faculdade) e for comentar com seus amigos o assunto que viu, preste atenção no que falar. Provavelmente falará assim: "Sabia que tal, tal e tal? É verdade sim. Vi no fantástico".

Veja que somos condicionados a crer no que a tv nos fala. E assim também é com as revistas, jornais e qualquer coisa que seja famosa. Recebemos sem nenhum problema. É como se tudo o que a mídia nos dissesse fosse bom. "Afinal se é famoso, não pode estar errado". Mas infelizmente não é assim que as coisas funcionam. Aproveitando-se da ignorância da grande maioria das pessoas, que não se esforçam em pesquisar as informações por si mesmas, a mídia utiliza o seu poder de coerção para moldar os pensamentos.

O povo se torna massa de manobra e cada pessoa começa a perder a habilidade de pensar. Veste-se o que a mídia veste, faz-se o que a mídia faz, segue-se o que a mídia segue, acredita-se no que a mídia diz acreditar e o principal: Presta-se mais e mais atenção na mídia. Não sei se você se enquadra nesse tipo de pessoa, levada pelo que a mídia fala. Mas se você se enquadra, preste atenção: Estão te fazendo de burro! Nem toda a informação é verdadeira e cabe a você julgar o que chega às suas mãos.

Pare de apenas aceitar o que dizem para você. Pare de apenas fazer o que mandam você fazer. Quando nos tornamos adultos é nossa obrigação questionar se o que chega a nós é verdadeiro. O próprio Jesus disse em João 5:39, "Examinai as Escrituras". Sabe o contexto? Jesus estava exortando as pessoas a examinarem as Escrituras para se certificarem do que ele mesmo estava dizendo. Isso se aplica a nós, em tudo, para que não corramos o risco de sermos enganados. Para que possamos responder àqueles que nos questionam sobre o que cremos.

Sabe onde quero chegar com tudo isso? Simples. Quero te convidar a pensar. Te convidar a deixar de ser enganado pelo que os outros dizem (em qualquer área da vida). E já que te ofereço essa nova visão, por que não ter uma nova visão sobre Deus? Temos ouvido "provas" de que Deus não existe, "provas" de que Jesus foi só um homem bom, "provas" de que a Bíblia é uma farsa, "provas" de que os ateus são mais inteligentes que os cristãos. Mas será que todas essas "provas" são mesmo verdadeiras. Por que será que a mídia não mostra o outro lado? Não estaríamos sendo manipulados nisso também?

Pois eu apresento aqui o outro lado da moeda. Aquilo que a mídia não mostra. Algumas das obras inteligentes de pessoas de grande capacidade e reconhecimento intelectual, que se empenham em defender o cristianismo de forma racional e honesta. Se você é o tipo de pessoa que tem formado sua opinião apartir da mídia, convido-o a ler estes livros e assistir aos vídeos, para então ter a plena certeza de que você não está sendo enganado.

Livros:

1- A Veracidade da fé Cristã: Uma Apologética Cristã

2- Ciência, intolerância e Fé

3- As perguntas Certas

4- Sete mitos sobre o cristianismo

5- Criação ou evolução: a luta pela verdade sobre o princípio do universo

6- A morte da razão

7- O Deus que intervém

8- Por que sou Cristão

9- Em Defesa da Fé

10- O delírio de Dawkins

11- Existe um Deus

12- Não tenho fé suficiente para ser Ateu

13- Escavando a Verdade

14- A caixa preta de Darwin

15- Cristianismo Puro e Simples

Dvds:

1- Evidências

2- Criacionismo

Sites:



Vídeos:





Autores:

William Lane Craig; Phillip Johnson; Francis Shaffer; John Scott; Lee Strabel; John Macarthur Jr; Norman Geisler; Frank Turek; Alister Macgrath; Joana Macgrath; Rodrigo Silva;Antony Flew; Roy Abraham Varghese; Michael Behe; Dale Larsen; Sandy Larsen; C.S. Lewis; R.C. Sproul; Cornelius Van Till.

"Examinai tudo. Retende o bem". I Tessalonissences 5:21

5 comentários:

  1. Realmente Davi,
    As pessoas são manipuladas e nem percebem, tudo na mente delas é produto do que elas vêem,ouvem dos outros. Não se preocupam em tirar suas próprias conclusões, chamam os religiosos de preconceituosos, mas o maior preconceito vem deles mesmas.
    Pensam que ser 'inteligente' é acreditar só no que a ciência pode provar, é ser extremamente naturalista e excluir qualquer probabilidade de que exista algo 'além' do que conhecem.
    As vezes eu tento imaginar como Deus se sente, vendo que muitos dos seus filhos negam o grande sacrificio que Ele fez para nos resgatar, pessoas que Ele ama de uma forma tão maravilhosa, mas mesmo assim elas nem ao menos admitem sua existência.

    Como disse o profeta Isaías:
    "Vós tudo perverteis! Acaso o oleiro há de ser reputado como barro, de modo que a obra diga do seu artífice: Ele não me fez; e o vaso formado diga de quem o formou: Ele não tem entendimento?"

    É exatamente isso que vemos hoje.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pelo comentário Daniel.
    Muito bom o que você escreveu. Admiro bastante a sua forma de comentar.
    É rapaz, espero que as pessoas não se contaminem com os preconceitos de alguns e possam abrir a visão para novos horizontes. Tenho visto muita gente se guiando só pela mídia e isso é muito triste.

    ResponderExcluir
  3. A mídia é uma poderosa arma, que ultimamente tem sido usada contra o cristianismo. As pessoas realmente costumam se basear pelo que escutam sem parar pra pensar no que realmente dá sentido a suas próprias vidas. E o nosso papel é atacar com nossas armas. Mostrar quem somos e qual é nossa missão. E me orgulho de ler esse post, e ver o quanto vc tem sido usado por Deus, para através da arte de escrever, refletir Sua verdade , integridade e amor incondicional . Suas palavras não são clichês. Percebe-se que você estuda, busca informação, busca a DEUS. Vc tem cumprido sua missão. Um grande incentivo e exemplo pra todos. E pra quem não se deu a chance de entender melhor sobre quem é Deus, as dicas dadas por Davi são preciosas. É só buscarmos.
    "As ecolhas do dia a dia definirão aquilo que será eterno"
    Foi um prazer passar por aqui :D

    ResponderExcluir
  4. Olá Márcia.
    Muitíssimo obrigado pelo comentário.
    Os comentários dessa postagens estão saindo muito bonitos, rsrs. Pois é, Deus me abençoou com informações úteis para quem precisa sair dessa atmosfera tendenciosa. O conteúdo vai bem além das velhas coisas que estamos acostumados a ver e ouvir e vale a pena verificar.
    Volte sempre, rsrs.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Verdade Davi.A mídia é a nossa maior inimiga.

    ResponderExcluir

Caro leitor,
Evite palavras torpes e linguajar não compatível com a filosofia do blog. Obrigado.