segunda-feira, 8 de novembro de 2010

A minha opinião

Ontem, algo me irritou bastante. Eu voltava da Igreja, por volta das dez da noite, quando resolvi parar em frente a uma venda que há a poucos metros da minha casa. Ali estava um grupo de pessoas, as quais eu conheço, mas não tenho tanta intimidade. Cumprimentei a todos com um boa noite e permaneci em pé, estático, ouvindo o que eles conversavam.

Não foi surpresa perceber que o assunto envolvia justamente o tema Igreja. Talvez por não reparar que eu estava com uma Bíblia embaixo do braço escutei uma das pessoas dizer que não gostava de ir aos cultos e odiava quando a chamavam para ir. Também falou que quando mais jovem, viveu enfurnada na igreja e neste tempo se sentiu bitolada. E acrescentou que se sentia muito mais crente atualmente dentro de casa do que muito crente "bunda mole" (foi a expressão que ela usou) da igreja.

A dona da venda, de dentro da loja, concordou, relembrando os maus testemunhos de muitos crentes e dizendo que o que importa é o coração da pessoa e não se vai a igreja ou em qual igreja vai.

Ainda falaram sobre hipocrisia na igreja e algumas outras coisas até que quando resolvi que daria minha opinião, a conversa tomou outro rumo e eu perdi a oportunidade de me expressar.

Pois bem... Expresso minha opinião agora, no blog, para todo mundo ver e opinar também. Como não citei nomes (coisa que nunca faço), acho que estou no meu direito de divulgar este fato e fazer uma crítica construtiva (como deve ser).

A primeira coisa que me incomodou (e incomoda) profundamente é a mania que as pessoas tem de achar que a igreja deve ser um lugar perfeito assim como os seus membros. Ora, isso vai contra a própria palavra de Deus que diz que o homem não é perfeito. Fora isso a igreja tem a função de hospital. Agora me diga quando que você entrará em um hospital e não encontrará nenhum doente? Nunca. Assim, qualquer igreja, de qualquer religião, sempre terá problemas, como tudo nesse mundo.

A pergunta é: "Devemos nos conformar com isso?" Claro que não! A Bíblia, no livro de Romanos 12:2 diz: "Não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, perfeita e agradável vontade de Deus". Sabe o que isso significa? Vou traduzir: Se está tudo errado, renove sua mente e mude a si mesmo e aos outros.

A nossa querida colega, que viveu enfurnada na igreja quando mais jovem, saiu porque achava que estava tudo errado e passou a pensar que todos os cristãos são iguais. Mas por que quando lá dentro, ela não esqueceu por um momento quem estava errado e não renovou a sua mente? Ou será que ela não sabe que ver uma situação errada e não fazer nada para mudá-la é ser passivo com tal situação? Vocês podem até discordar de mim, mas se hoje o cristianismo está como está a culpa são daqueles que não fazem nada para mudá-lo. Não se trata de tentar mudar uma situação sozinho, mas sim de influenciar os outros com as suas ações para que os outros também influenciem a outros e assim sucessivamente.

A segunda coisa que me incomodou (e incomoda) profundamente foi o fato de que as pessoas ADORAM generalizar. Sabe o que significa isso? É algo como eu olhar para um grupo de dez moradores de favela e dizer: "Todo o morador de favela é traficante", só porque naquele grupo, os dez eram criminosos. Eu olhei a favela toda? E conheço cada um dos integrantes do morro? Não. Isso é generalizar. E parece que todos aqueles que não gostam do cristianismo generalizam. Veja se estou errado, mas se eu digo: "Não vou a igreja porque sou mais crente em casa do que muito crente de lá", não estou generalizando? Pois se eu não vou a igreja porque me acho mais crente em casa é porque não há crente na igreja que seja melhor do que eu. Então, nenhum crente de igreja presta.

Sabe o que é isso? É pegar mil notas de cem dólares e jogar tudo fora porque as trinta primeiras são falsas. As pessoas julgam a igreja somente pelos falsos, pelos hipócritas, pelos maus exemplos, mas deixam de lado os que valem muito. Entram na igreja procurando pessoas perfeitas, em vez de um Deus perfeito. E não achando as tais pessoas perfeitas, não fazem o mínimo esforço para mudar aquilo que podem mudar.

Terceira coisa que me incomodou (e incomoda) foi o fato de as pessoas acharem que todo crente é chato, burro, bitolado, fanático e que quer te arrastar para a igreja a todo o custo. É bem verdade que existe um bando assim. Pessoas pelas quais sinto pena, quando não chateação, pois envergonham o nome de Deus e jogam fora a sabedoria. Mas EU e também muitos outros não são assim.

As coisas que mais prezo são o respeito, a sabedoria, o estudo e a moderação. E também a última coisa que quero é arrastar gente forçada para a igreja. O meu objetivo, quando falo de Deus é fazer a pessoa entender que ela é amada e que existe um livro que quando lido com cuidado, é ótimo para ensiná-la lições valiosíssimas. Aliais, é sobre este livro que vou terminar este gigantesco post, colocando aqui a última coisa que incomodou muito.

Como todos sabem, a Bíblia é o livro sagrado utilizado por Evangélicos, Católicos e Espíritas, além de ter vindo antes do Alcorão (dos Islâmicos) e de outros livros sagrados. Parte dela também é usada pelos Judeus (primeiro povo monoteísta da Terra). Um livro, sem dúvida, importantíssimo para muitos e principalmente para aqueles que se dizem Cristãos. Entretanto me surpreendo ao ver como é tão desconhecida. Não há um que não a tenha, mas raros são aqueles que leem e raríssimos os que a estudam.

Isso, para mim é uma contradição. Se alguém se diz Cristão, creio que tem que ser pra valer. E se o Livro Sagrado do Cristianismo é a Bíblia, não entendo porque as pessoas abrem mão de usá-lo. Tenho a plena certeza de que não haveriam tantos crentes burros, católicos bêbados e pessoas fanáticas se a Bíblia fosse mais lida e estudada individualmente. Também não haveriam tantas pessoas saindo do cristianismo sem terem feito diferença alguma no lugar em que congregaram.

Pense nisso e renove a sua mente.

5 comentários:

  1. Este fato me gerou várias ideias. Pretendo escrever outras postagens, abordando temas como: o verdadeiro cristianismo, o verdadeiro cristão, para que serve a Igreja e a veracidade das palavras da Bíblia. Se houver alguma sugestão, podem expressar. Estou aberto à críticas construtivas e respeitarei todas as opiniões.

    ResponderExcluir
  2. Cara eu já mal entrei pra poder ler e já te admiro muito ^^
    eu sou uma amiga do seu irmão o Matheus ele é um ótimo aluno ;D
    sério nunca pensei que alguém tivesse consciência assim meu nome é Julia prazer >.< '

    ResponderExcluir
  3. Aaah e eu concordo plenamente nem sei como uma pessoa consegue pensar assim =/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Júlia. Obrigado pelo seu comentário. Você é a mesma Júlia da Presbiteriana, né? Meu irmão falou que ia te passar o link do blog.
    Que bom que gostou do que eu escrevo. É o que mais gosto de fazer e ano que vem vou lançar meus primeiros livros.
    Quanto à moça do texto, rsrs, realmente é triste ver pessoas que pensam assim. Por isso é que nós, Cristãos, precisamos ser inteligentes (e claro, amáveis) para mostrar que seguir Jesus não é ser bitolado.
    P.S.: Sim, meu irmão é muito inteligente. E o meu outro irmão (o pequenininho) também será, rsrs.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. HAHA ^^
    Tomara mesmo que seu irmão seja ;D
    Claro que sim
    Nunca desistir das pessoas ^^

    ResponderExcluir

Caro leitor,
Evite palavras torpes e linguajar não compatível com a filosofia do blog. Obrigado.